terça-feira, 7 de junho de 2016

Arqueologia das terras da Bíblia

KAEFER, J. A. Arqueologia das terras da Bíblia II. São Paulo: Paulus, 2016, 136 p. - ISBN 9788534943109.
 
José Ademar Kaefer, Arqueologia das terras da Bíblia II

Este livro é fruto do trabalho do grupo de pesquisa “Arqueologia do Antigo Oriente Próximo”, que já há vários anos vem pesquisando os sítios arqueológicos das terras da Bíblia. O objetivo da pesquisa é trazer ao público da América Latina as recentes escavações e descobertas feitas nesses sítios, os quais são em sua grande parte cidades mencionadas na Bíblia, e assim enriquecer o estudo bíblico, unindo Bíblia e arqueologia. O  livro é, portanto, continuação  do  nosso primeiro livro, Arqueologia das terras da Bíblia, com a diferença de que aqui buscamos desenvolver um tema específico a partir dos sítios estudados. Esse tema é essencialmente o desenvolvimento de Israel Norte.

A pesquisa foi enriquecida com uma viagem de estudos aos sítios arqueológicos pesquisados, da qual participaram estudantes e professores de Bíblia. Em boa parte da viagem ficamos  hospedados em hotéis palestinos, como em Belém. A finalidade era, além dos melhores preços, solidarizar-nos com o povo palestino e obter uma visão mais heterogênea da região.

Acompanhou-nos nessa viagem a Verbo Filmes, a fim de registrar os locais pesquisados e  oferecer material visual aos leitores. O  resultado foi o terceiro vídeo do que aos poucos está se tornando uma série: Arqueologia Bíblica III.

O livro está dividido em três partes. A primeira apresenta um breve resumo das escavações recentes e suas descobertas nos principais sítios arqueológicos abordados no primeiro livro. A  segunda mostra o estudo de novos sítios, todos eles relacionados de uma ou outra forma a Israel Norte. São eles: Tel Jezreel, Rehov, Pella, Dã, Kuntillet ‘Ajrud e Khirbet Qeiyafa. A terceira parte traz duas longas entrevistas com dois dos mais importantes arqueólogos da atualidade no  mundo  da  Bíblia: Amihai  Mazar e Israel  Finkelstein. A primeira entrevista foi realizada na Universidade Hebraica de Jerusalém, e a segunda no Departamento de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv.

Fonte: Introdução do livro

O livro está disponível também em formato digital. Confira a página do livro na Paulus. Para Kindle, clique aqui.


Leia Mais:
Israel Finkelstein
Israel Finkelstein: uso três importantes chapéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário