terça-feira, 21 de julho de 2015

Os Biblistas Mineiros em 2015

No relatório da reunião dos Biblistas Mineiros de 13 de julho de 2015, Telmo José Amaral de Figueiredo nos enviou uma lista atualizada dos membros do grupo, observando que os membros que não manifestaram intenção de deixar o grupo, mesmo que não estejam comparecendo às reuniões, também foram incluídos nessa lista. Devido à ausência de informações e dificuldade de obtê-las na web, alguns membros não têm indicações a respeito de sua graduação, área/local de atuação e telefones para contato. No entanto, o e-mail atualizado de todos consta da relação [neste post, telefone fixo, celular e e-mail foram omitidos].

Por ordem alfabética:

1. Airton José da Silva: Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1976). Professor de Bíblia Hebraica / Antigo Testamento na Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Ribeirão Preto, SP, desde 1979. Foi professor na mesma área na Faculdade de Teologia e Ciências Religiosas da PUC-Campinas, SP, de 1980 a 2006.

2. Alzir Sales Coimbra: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1990), realizou estudos de geografia e arqueologia bíblica pela École Biblique et Archéologique Française de Jérusalem (EBAF) e doutorou-se em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Professor de Exegese e Língua Hebraica na Faculdade Católica de Pouso Alegre, MG.

3. Carlos Mesters: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e École Biblique et Archéologique Française de Jérusalem (EBAF). Doutorou-se em 1962, tendo defendido sua tese na Pontifícia Comissão Bíblica. Lecionou no Curso Teológico dos Carmelitas, em São Paulo (SP) de 1963 a 1967. Neste ano, é convidado a lecionar no Colégio Internacional Santo Alberto, em Roma (Itália). Em 1968, retornou ao Brasil, indo residir em Belo Horizonte, MG, e foi chamado para lecionar no Instituto Central de Teologia e Filosofia da Universidade Católica. Foi, e ainda é, assessor de grupos populares de estudos bíblicos por todo o Brasil, inspirador e fundador do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos).

4. Danival Milagres Coelho: Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Professor de disciplinas bíblicas no Instituto de Teologia São José de Mariana, MG.

5. Elisabete Corazza: Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Belo Horizonte. Diretora e assessora do Serviço de Animação Bíblica (SAB) das irmãs Paulinas. Membro do Grupo de Pesquisa Bíblica em Leitura Cristã da FAJE.

6. Edson de Oliveira: Mestrando em Teologia pela FAJE. Membro do Grupo de Pesquisa Bíblica em Leitura Cristã da FAJE.

7. Emanuel Messias de Oliveira: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1975). Professor de Sagrada Escritura no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, MG. Bispo diocesano de Guanhães, MG, de 1998 a 2011. Desde  2011 é bispo diocesano de Caratinga, MG.

8. Gilvander Luís Moreira: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Doutorando em Educação pela FAE/UFMG; assessor da CPT, CEBI, SAB e Via Campesina, em Minas Gerais. É Professor de Exegese e Teologia no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) em Belo Horizonte e no Seminário Maior de Mariana, MG. Já lecionou nos seminários teológicos de Diamantina, MG, Caratinga, MG, e em Ilhéus, BA.

9. Fábio Cristiano Rabelo: Mestrando em Teologia pela FAJE. Membro do Grupo de Pesquisa Bíblica em Leitura Cristã da FAJE.

10. Felipe Curcio Ferreira Silva: Mestrando em Teologia pela FAJE. Membro do Grupo de Pesquisa Bíblica em Leitura Cristã da FAJE.

11. Gilmar Ferreira da Silva: Professor no Instituto Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte.

12. Hélia Carla:

13. Jacil Rodrigues de Brito: especialização em Estudos Judaicos no Instituto Ratisbonne de Jerusalém (Israel), Mestrado em Teologia pelo Institut Catholique de Paris e pós-graduação em Psicologia Transpessoal pela Faculdade Metropolitana de BH / Instituto Renascer da Consciência. É professor do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte, e professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

14. Jacir de Freitas Faria: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1996). Realizou estudos de arqueologia, geografia e topografia de Israel e Oriente Médio na École Biblique et Archéologique Française de Jérusalem (EBAF), e leitura popular da Bíblia, no México. É professor no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA). Assessora o CEBI-MG e o Serviço de Animação Bíblica (SAB).

15. Jackson Câmara Silva: Graduando em Teologia na FAJE. Membro do Grupo de Pesquisa Bíblica em Leitura Cristã da FAJE.

16. Jaldemir Vitório: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1986). Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Professor da FAJE.

17. Jarmil Sarmento Leal Júnior: Mestre em Teologia pela FAJE. Atua como pároco e assessor bíblico na Diocese de Ilhéus, Bahia.

18. Johan Maria Herman Jozef Konings: Mestre em Filologia Bíblica (1968) e Doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica de Lovaina, Bélgica (1972). Veio ao Brasil, como sacerdote diocesano, em 1972. Foi professor de exegese bíblica na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (1972-1982) e na do Rio de Janeiro (1984). Em 1985 entrou na Companhia de Jesus (jesuítas) e, desde 1986, atua como professor de exegese bíblica na FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, onde recebeu o título de Professor Emérito em 2011.

19. José Luiz Gonzaga do Prado: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Assessor diocesano das CEBs em sua diocese de Guaxupé, MG. Lecionou disciplinas da área bíblica no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto – SP (CEARP) e, atualmente, leciona na Faculdade Católica de Pouso Alegre, MG.

20. José Raimundo Rodrigues: Mestre e Doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). É professor na Faculdade Brasileira - MULTIVIX e no Colégio Darwin (Vitória – ES).

21. Júnior Vasconcelos do Amaral: Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e doutorando pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Bíblica em Leitura Cristã da FAJE.

22. Karina Garcia Coleta: Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas). Membro do Grupo de Pesquisa Bíblica em Leitura Cristã da FAJE.

23. Luiz Felipe Xavier: Mestre em Filosofia da Religião pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e doutorando em Teologia pela mesma instituição. Professor de Teologia na Faculdade Batista de Minas Gerais e no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (IMIH), Belo Horizonte, MG.

24. Leyde Maria Maroni Leite: formação na PUC Minas e CEBI. Assessora Bíblica na região de Belo Horizonte.

25. Luciana Cangussu Prates: Mestranda em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

26. Luís Henrique Eloy e Silva: Mestre e Doutor em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. É professor de Exegese do Novo Testamento no Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da PUC Minas; no curso de pós-graduação stricto sensu em Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e no curso de pós-graduação lato sensu em Teologia Bíblica da Faculdade São Bento do Rio de Janeiro. Em 18 de outubro de 2014 foi nomeado membro da Pontifícia Comissão Bíblica do Vaticano, pelo Papa Francisco.

27. Marco Aurélio Gubiotti: Mestre em Teologia com especialidade bíblica pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. De 2000 a 2005 foi formador da Comunidade Teológica do Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, MG e Diretor do ITISJ (Instituto Teológico Interdiocesano São José). De 2000 a 2013 foi professor na área de Sagrada Escritura do Curso de Teologia, no Instituto Teológico Interdiocesano São José e na FACAPA (Faculdade Católica de Pouso Alegre). Desde 16 de junho de 2013 é bispo diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano, MG.

28. Marcus Aurélio Alves Mareano: Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e doutorando em Teologia pela mesma instituição.

29. Maria de Lourdes Augusta: Professora no Instituto de Teologia São José – Seminário Maior de Mariana, MG.  Assessora do CEBI-MG.

30. Neuza Silveira de Souza: Mestranda em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Membro do Grupo de Pesquisa Bíblica em Leitura Cristã da FAJE. Professora de Pastoral na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

31. Pascal Jean André Roger Peuzé: Mestre em Letras na área de Língua e Literatura Hebraica pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorando na mesma instituição e na mesma área. Especializou-se em hebraico e em estudos do judaísmo na Universidade Hebraica de Jerusalém e no Centro Ratisbonne na mesma cidade. Foi professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e no Instituto São Tomás de Aquino (ISTA) em Belo Horizonte (MG). Assessora o Serviço de Animação Bíblica (SAB) e é membro do Centro Zanmi que apoia os imigrantes haitianos em Minas Gerais.

32. Paulo Jackson Nóbrega de Sousa: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico, e doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Aos 20 de maio de 2015 foi nomeado pelo papa Francisco como bispo da Diocese de Garanhuns (PE). Ordenado bispo no dia 18 de julho, toma posse no dia 23 de agosto de 2015.

33. Sidney de Moraes Sanches: Doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Foi professor na Faculdade Teológica Sul Americana (Londrina – PR), Faculdade Unida de Vitória (ES) e atualmente leciona na Faculdade Nazarena do Brasil (Campinas – SP), onde também coordena o curso de Teologia.

34. Solange Maria do Carmo: Mestre em Teologia, área bíblica, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e Doutora em Teologia, com especialização em catequese pela mesma instituição. Professora de Teologia no Instituto Dom João Resende Costa, da PUC Minas; no ISTA – Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte; e no Instituto São José, da Arquidiocese de Mariana (2006-2008).

35. Telmo José Amaral de Figueiredo: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1997). Realizou estudos de geografia, arqueologia e história de Israel e do Oriente Médio Antigo na École Biblique et Archéologique Française de Jérusalem (EBAF). Especialização em Educação Popular sob orientação de Paulo Freire na Universidade de São Paulo – Campus de Ribeirão Preto (SP). Atualmente é doutorando em Letras, Área de Língua e Literatura Hebraica, na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, capital. Lecionou disciplinas bíblicas no Centro de Estudos Superiores da Diocese de São José do Rio Preto (SP), instituição mantida pela Associação Rio-pretense Católica de Ensino (ARCE) de 1998 a 2010; e no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), em cursos de extensão nos últimos dois anos.

36. Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa: Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) com bolsa sanduíche Capes na Universidade de Coimbra (Portugal); pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa sobre drama satírico grego; realizou estágio de aperfeiçoamento em teoria da tradução com Andreia Guerini, na Universidade Federal de Santa Catarina. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e pesquisadora do NEAM (Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da FALE/ FAFICH-UFMG). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); é professora visitante na Universidad Nacional de La Plata (UNLP) Argentina.

37. Walmor Oliveira de Azevedo: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma; doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Atuou como professor de disciplinas bíblicas no curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, MG; foi professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre 1987 e 1998; professor do Centro de Ensino Superior, em Juiz de Fora (1986-1990); Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991-1994); Chefe do Departamento de Ciência da Religião, em 1995 na Universidade Federal de Juiz de Fora; e professor de cursos de férias na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) de 1986 a 1991. No dia 21 de janeiro de 1998, o Papa São João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Salvador. Em 28 de janeiro de 2004, o Papa São João Paulo II o nomeou arcebispo de Belo Horizonte, onde tomou posse no dia 26 de março do mesmo ano.

38. Wolfgang Grün (ou: Gruen): atuou como professor no Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (PUC Minas) e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA).

39. Zuleica Silvano: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Doutoranda em Teologia, área bíblica, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Assessora do Serviço de Animação Bíblica (SAB) das Irmãs Paulinas, em Belo Horizonte.

Além destes 39 membros, gostaria de acrescentar alguns outros nomes de biblistas que já pertenceram ao nosso grupo:

:: Alberto Antoniazzi - Doutor em Filosofia pela Università Cattolica del Sacro Cuore, Milano, Italia (1962). Professor da PUC Minas. Exerceu várias cargos de direção e assessoria na Arquidiocese de Belo Horizonte, na PUC Minas e na CNBB. Organizador e primeiro Coordenador do grupo dos Biblistas Mineiros. Faleceu em 25 de dezembro de 2004.

:: Benjamim Carreira de Oliveira: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1974). Professor de exegese bíblica na PUC Minas. Faleceu em 23 de junho de 2005.

:: Cássio Murilo Dias da Silva: Doutor em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (2005). Professor de exegese bíblica na Faculdade de Teologia N. S. da Assunção, SP; na FTCR da PUC-Campinas; e, atualmente, na PUCRS.

:: Euclides M. Balancin: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Foi professor de exegese bíblica na FTCR da PUC-Campinas e no ITESP, SP. Conhecido em todo o país por seu trabalho na editora Paulus e por suas muitas publicações, em grande parte em parceria com Ivo Storniolo.

:: Genilma Boehler: Doutora en Teologia pela EST - Escola Superior de Teologia da IECLB, São Leopoldo, RS, possui graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, na Universidade Metodista de São Paulo (1985), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), mestrado em Teologia Dogmática pelo Centro Universitário Assunção (2001). Atualmente é professora na Universidad Biblica Latinoamericana em Costa Rica.

:: Leonardo Alanati: Mestre em Língua Hebraica pelo Hebrew Union College, Jewish Institute of Religion, Cincinnati, USA - Rabino da Congregação Israelita Mineira.

:: Paulo Sérgio Soares: Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

:: Romi Auth: Bacharel em Filosofia e Teologia; Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália; coordenadora do Projeto Bíblia em Comunidade e assessora do Serviço de Animação Bíblica (SAB).

:: Rosana Pulga: Bacharel em Filosofia e Teologia pela PUC-MG, cursou Pós-graduação em Teoria e Práticas da Comunicação pelo SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação), pela Universidade São Francisco/SP, e é radialista profissional. Fundadora e assessora do Serviço de Animação Bíblica (SAB) em Belo Horizonte/MG. Assessora e co-fundadora do CEBIPAL-CELAM (Centro de Estudos e Pastoral Bíblica da Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe), com sede em Bogotá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário