sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Morreu o biblista Carlo Maria Martini


Carlo Martini, o grande biblista, morreu. Ele era o reitor do Pontifício Instituto Bíblico e professor de crítica textual quando fiz meu curso em Roma.

:: Fallece el cardenal Carlo Maria Martini - Vatican Insider 31/08/2012

:: La scomparsa del cardinale Martini, l'uomo del dialogo - Vatican Insider 31/08/2012

:: Cardinal Martini dies at age of 85 - Vatican Insider 31/08/2012


Leia Mais:
Carlo Maria Martini no Observatório Bíblico
Carlo Maria Martini na Biblioblogosfera
Carlo Maria Martini em Notícias IHU

3 comentários:

Anônimo disse...

A matéria publicada pela Folha,
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1147102-igreja-catolica-parou-ha-200-anos-diz-cardeal-italiano.shtml, informa Carlo Maria Martini como cardeal com pensamento mais avançado e crítico do atual sistema eclesiástico. Oxalá tivéssemos muito mais clérigos que tivessem autocrítica como ele empreendeu.

Flávio Santos


airtonjo disse...

Flávio,

A última entrevista de Martini pode ser lida, no original italiano, em L’ultima intervista al Cardinal Carlo Maria Martini. Ou, em tradução para o português,em ''A Igreja retrocedeu 200 anos. Por que temos medo?'' A última entrevista de Martini .

airtonjo disse...

O homem, que poderia ter se tornado papa, não dividia o mundo em crentes e não crentes, mas sim entre pensantes e não pensantes. Ele tinha o dom da inteligência, da fé, da humildade e a coragem da busca. Enraizado na Bíblia e ao mesmo tempo sensível aos valores da modernidade, ele exortava os fiéis a se medir com a "liberdade individual e social, a democracia, a autonomia da busca como liberdade da inteligência individual". Martini, o homem que podia ser papa. Artigo de Marco Politi

Postar um comentário