terça-feira, 8 de maio de 2012

Professor da FTCR lança livro sobre Dom Helder


Cássio Murilo acaba de me alertar para o lançamento de um interessante livro do Professor Edvaldo M. Araújo, da Faculdade de Teologia e Ciências Religiosas (FTCR) da PUC-Campinas. Trata-se de

ARAÚJO, E. M. Dom Helder Câmara: Profeta-peregrino da justiça e da paz. Aparecida: Ideias & Letras, 2011, 616 p. - ISBN 9788576981305.

O lançamento acontecerá no dia 24 de maio, às 19h00, na Saraiva Mega Store, no Shopping Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina – Campinas – SP).

Sobre o livro diz a editora:
Este livro tem como objetivo resgatar a memória sobre Dom Helder, percorrendo sua vida, suas obras, seus pensamentos, seus ideais e suas lutas. Dom Helder Câmara é considerado um dos grandes protagonistas da Igreja católica no século XX, e como poucos marcou o cenário brasileiro e mundial. Seu protagonismo foi construído por meio da luta pela justiça social e pala paz, inspirada nos princípios do cristianismo. Por meio da não violência ativa mostrou a necessidade de promover revoluções com propostas concretas para transformar as estruturas e possibilitar uma vida humana mais digna para todos, construindo uma nova sociedade, mais justa e mais humana.  Dom Helder, lutando pela justiça e pela paz, destacou-se na defesa dos direitos humanos, sendo considerado o "apóstolo da não violência" e "advogado do terceiro mundo". Lutando pela justiça, ele se fez a voz dos que não tem voz. Como forma de reconhecimento pelo seu trabalho pela justiça e paz, Dom Helder recebeu o título de cidadão honorário em 30 cidades; 14 prêmios por sua atuação pela paz: quatro indicações para o Prêmio Nobel da Paz; recebeu 32 títulos de Doctor Honoris Causa, sendo 18 no exterior e 14 no Brasil.


No site da CNBB, com data de 8 de março de 2012, leio: Livro sobre vida de dom Helder Camara é lançado na CNBB
Resgatar a memória sobre dom Helder Câmara. Este foi o principal objetivo da pesquisa do missionário redentorista padre Edvaldo M. Araújo, professor da Faculdade de Teologia e Ciências Religiosas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Ele é autor da pesquisa Dom Helder Câmara: Profeta-peregrino da justiça e da paz, tese de doutorado que foi agora publicada pela editora Ideias & Letras. O autor conta que a sua proposta na obra foi realizar um estudo do pensamento de uma pessoa interessante como dom Helder Câmara. “Ele não era teólogo, nem especialista em nada, mas tinha uma visão de teologia pastoral muito grande”, explica Edvaldo. Sua principal fonte de pesquisa foi as mais de 500 conferências proferidas pelo bispo entre 1964 e 1993, e que revelam o objetivo principal de sua missão: a realização plena do ser humano. “Dom Helder enfrentou este grande desafio na vida: evangelizar na realidade de injustiça. Um grande profeta de nossa Igreja, que passou por muitas situações na vida, mas sempre procurando discernir a vontade de Deus, procurando ser fiel também ao povo”. Edvaldo explica que seu estudo sobre dom Hélder revelou as suas propostas na área social e humana. “Percebi como ele teve como fonte em sua atuação o pensamento, o ensino, a doutrina da Igreja. É interessante como ele tentou colocar isso em prática” revela o autor. A obra foi lançada oficialmente nesta quinta-feira [8 de março de 2012], na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília.

Leia Mais:
Dom Helder Câmara no Observatório Bíblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário