segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ferramentas para detecção de plágio na Internet


:: Plagium

:: Copyscape

:: FDPE - Ferramenta Web para Detecção de Plágio Exato

:: Farejador de Plágios


Leia Mais:
Como combater o plágio? -  Bruno Cardoso: O Jornalista.com 15/03/2011
Plágio.net
Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio - Cartilha sobre plágio acadêmico (pdf)

4 comentários:

airtonjo disse...

No Ferramentas Blog, Marcos Lemos explica detalhadamente como solicitar ao Google a remoção de material plagiado por blogs do Blogger. Leia Como denunciar plágio de blogs no Blogger?. Já o utilizei e funciona. Mas para isso é necessário preencher o formulário cuidadosamente. Qualquer erro anula o requerimento.

airtonjo disse...

Você sabe o que é Biscateação Hermenêutica? Também conhecida como Picaretagem Hermenêutica?

Pois um blogueiro que recheou boa parte de seu blog - do Blogger - com material pirateado de outros sites e blogs, mudando os títulos, cortando as notas de rodapé de textos acadêmicos, retirando, no plagiar, todos os links e referências aos sites, blogs e autores dos textos originais, teve a displicência de responder assim a um de seus leitores que solicitou suas fontes bibliográficas em assunto complexo da área bíblica (pois é: abra os olhos, pois o cujo se diz "teólogo", mas, é claro, sem citar onde e como obteve o título!):

"Quanto a não citação das fontes, por recomendação de um corpo jurídico, fui aconselhado a não citar as fontes, pois é ledo engano assumir, que citando as fontes onde o autor autoriza a reprodução do seu trabalho, assim você não incorre no crime de apropriação de obras indevidamente. Ocorre que o blog ... [ah, não vou dizer o nome! Mas deveria ser Ctrl C + Ctrl V] tem um termo judicial onde me concede total veiculação de obras desde de que eu não altere o seu conteúdo sem a necessidade de citar as fontes e autores".

"Corpo jurídico"? "Termo judicial ... (que) concede" etc. Ora, ora!

Isso é conhecido no mundo bíblico como "biscateação hermenêutica" ou, então, "picaretagem hermenêutica" (expressões usadas por Clodovis Boff em sua tese de doutorado, Teologia e Prática, para caracterizar a manipulação de textos bíblicos).

informadordeopiniao disse...

E agora a tática dele é remover os comentários de quem solicita as fontes

informadordeopiniao disse...

O cúmulo foi que até o texto, bem pessoal e em alguns pontos íntimo, que o Haroldo Reimer escreveu sobre sua experiência de vida com o recém-falecido exegeta Milton Schwantes, foi usado lá.

Postar um comentário