segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aula inaugural de 2012 no CEARP

Tivemos na manhã de hoje a aula inaugural de 2012 no CEARP, com a presença do Arcebispo Dom Joviano de Lima Júnior, professores e alunos de Filosofia e Teologia.

Waldecir Gonzaga, da Diocese de Jaboticabal, ex-aluno do CEARP, nos apresentou um panorama de sua tese de Doutorado em Teologia Bíblica, defendida em 2006 junto à Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Seu orientador foi o Professor Ugo Vanni.

A tese:

GONZAGA, W. «A Verdade do Evangelho» (Gl 2,5.14) e a autoridade na Igreja. Gl 2,1-21 na exegese do Vaticano II até os nossos dias. História, balanço e novas perspectivas. Roma: Pontificia Università Gregoriana, 2007, 504 p. - ISBN 9788878390850.


Diz a editora da Universidade:
A perícope Gl 2,1-21 tem uma particular unidade literária e assume uma importância fundamental no Corpus Paulinum, como vem ilustrada pela ampla bibliografia que a ela se refere: o tema central «a verdade do Evangelho» (Gl 2,5.14) que Paulo afirma em contraposição com os «falsos irmãos» e com o comportamento de Pedro. Tanto a primeira como a segunda ocorrência dessa expressão – e ambas são as únicas no Corpus Paulinum – foram objeto de discussão. Mas a segunda (Gl 2,14), inserida no contexto do Incidente de Antioquia (Gl 2,11-14), na longa história da interpretação que lhe diz respeito tem recebido, de Lutero ao Vaticano II, uma polarização rígida e contraposta na exegese católica e na protestante. O desenvolvimento em diálogo da exegese católica e da protestante, que ocorreu desde o Vaticano II até os dias de hoje, permite ver uma superação da polarização, com uma ampliação das perspectivas e da interpretação tanto de Gl 2,11-14 como de toda a perícope Gl 2,1-21, que apresenta «a verdade do Evangelho» em relação com «a autoridade da Igreja». A novidade da tese: Uma avaliação – ainda não realizada – do desenvolvimento da discussão do Vaticano II até os dias de hoje sobre esta perícope leva a uma compreensão aprofundada e nova, oferecendo também as bases para um novo exame exegético, com novas implicações teológico-bíblicas e de caráter ecumênico e pastoral.

Waldecir nasceu em 1966, em Viradouro, SP, e foi ordenado sacerdote em 1992 pela Diocese de Jaboticabal, SP.

No Google Books podem ser lidas algumas páginas da tese do Waldecir, incluindo a apresentação, que dá uma ideia mais completa de sua pesquisa.

Desde 1992 Waldecir já trabalhava este tema, ao elaborar, sob minha orientação, a monografia de conclusão da graduação em Teologia. O título: Os Conflitos na Igreja Primitiva entre Judaizantes e Gentios a partir das Cartas de Paulo aos Gálatas e Romanos. E no Mestrado em Teologia Bíblica, na Gregoriana, continuou a trabalhar com Gálatas.

A aula inaugural foi muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário