sábado, 13 de agosto de 2011

A homenagem de Marcelo Barros a Carlos Mesters

Um bonito texto em homenagem a Carlos Mesters, escrito pelo biblista Marcelo Barros. O artigo foi publicado na Adital em 02/08/2011.

A frágil flor que perfuma o mundo

Nos oitenta anos do irmão e mestre Carlos Mesters, doutor da fé bíblica para o mundo inteiro, certamente cabe a ele o título que ele deu às comunidades eclesiais de base no primeiro Encontro Intereclesial das CEBs em Vitória, ES em 1975. Se já, naquela época, elas eram mesmo como uma flor frágil que resiste às intempéries da vida, este aniversário de oitenta anos do frei Carlos é ocasião propícia para celebrarmos como o Espírito presenteou as Igrejas e o mundo dos pobres com a vida e a missão dele, flor frágil, mas muito resistente e que nunca deixou de transpirar e contaminar o universo com o perfume divino... Conheci Carlos em 1977...

Sem pretender sintetizar toda a riqueza do ensinamento de Carlos Mesters para a leitura bíblica latino-americana, aqui tentarei recordar apenas três elementos entre os muitos outros que podemos descobrir na sua forma de viver a espiritualidade bíblica e de como ele nos comunica a fé e a atualidade da palavra profética:
1. O primeiro livro da revelação divina: a Vida
2. A dimensão subversiva da fé bíblica
3. A leitura pluralista e ecumênica da Bíblia

Leia o texto completo.


Leia Mais:
Carlos Mesters 80 anos
Ler a Vida com a ajuda da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário