quarta-feira, 27 de abril de 2011

Última Ceia na quarta e não na quinta-feira?

Primeiro leia a notícia, em português:

. A Última Ceia teria acontecido na quarta, e não na quinta-feira - Folha.com (da France Presse): 18/04/2011 - 12h26
. Pesquisador afirma que Última Ceia ocorreu em uma quarta-feira - BBC Brasil: Atualizado em 18 de abril, 2011 - 12:57 (Brasília) 15:57 GMT

Depois, leia o artigo de Colin J. Humphreys, o autor da proposta, publicado na revista The Bible and Interpretation em abril de 2011 [onde há também um link para o livro]:

. The Mystery of the Last Supper: Reconstructing the Final Days of Jesus

Por último, leia as considerações sobre o assunto de um especialista em Novo Testamento, Mark Goodacre, publicadas em seu NT Blog - Friday, April 22, 2011:

. Dating the Last Supper a Day Early?


Observo que:
. Quando se tenta explicar cientificamente um acontecimento narrado em um texto bíblico - seja ele o Êxodo do Egito ou a Última Ceia de Jesus - partindo do próprio texto e não de conclusões resultantes de múltiplas análises exegéticas do texto, os resultados costumam ser frágeis ou mesmo desastrosos. Mesmo fecundado com recursos da mais avançada ciência, o texto dá à luz não a uma explicação científica, mas a uma apologia [que, em grego, significa 'defesa', 'justificação']
. Não se pode saltar diretamente da leitura de um texto bíblico para o acontecimento narrado por ele: texto bíblico não é reportagem
. Além do que, é péssimo hábito ler mal o texto, vendo o que está em nossa cabeça - pressupostos não discutidos - e não o que o texto diz...
. Para se entender um texto bíblico deve-se levar em conta, pelo menos, quatro elementos na sua leitura: o texto e seu contexto, de um lado; nós e o nosso contexto, de outro lado. É estabelecida assim a seguinte correlação: o texto está para o seu contexto, assim como nós estamos para o nosso contexto. Deste modo, a identidade do sentido não é procurada no contexto ou na mensagem, mas na relação entre contexto e mensagem
. Como explico aqui e aqui.

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