quarta-feira, 30 de junho de 2010

Hinos na Bíblia: tema de Estudos Bíblicos n. 105

Acabo de receber o n. 105 da revista Estudos Bíblicos. É o n. 1 de 2010. Tem 100 páginas.

O tema: Hinos na Bíblia.

Artigos de Luiz Alexandre Solano Rossi, Valmor da Silva, Marcelo Barros, Joel Antonio Ferreira, Paulo Ueti, Darlyson Feitosa e Daniel S. Pereira.

Paulus publica Paulo: vida e pensamento

SCHNELLE, U. Paulo: vida e pensamento. São Paulo: Paulus/Academia Cristã, 2010, 872 p. - ISBN: 9788598481388.

O original alemão é:
Paulus: Leben und Denken. Berlin: Walter de Gruyter, 2003, 765 p. - ISBN 9783110128567.

O autor, Udo Schnelle, nascido em 1952, estudou em Göttingen e é Professor de Novo Testamento na Faculdade de Teologia da Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg, Alemanha. Veja mapa aqui.

Este livro, com 23 capítulos, vem cheio de recomendações. Kenneth Atkinson, University of Northern Iowa, Cedar Falls, Iowa, que fez para a RBL, em 17 de fevereiro de 2007, a resenha da edição norte-americana publicada em 2005, diz que este livro vai se tornar um clássico nos estudos paulinos.

A Paulus, em seu comunicado à imprensa, diz do livro:
“É a abordagem mais completa e melhor instruída da vida de Paulo, suas cartas e seus ensinamentos produzida nos últimos cinquenta anos”. Essa afirmação é de James D. G. Dunn, professor emérito na Universidade de Durham, no prefácio do livro Paulo – Vida e pensamento, novo trabalho de Udo Schnelle. Lançada pela Paulus em coedição com a Academia Cristã, a obra condensa os elementos fundamentais da vida, dos escritos e da teologia de Paulo, e volta-se tanto para o estudante que deseja se encontrar de forma ordenada e progressiva com a literatura e o pensamento paulinos quanto para aquele que deseja uma síntese sistemática da vida e do pensamento teológico do apóstolo. Como nos aproximar da personalidade complexa do apóstolo Paulo e se é possível estruturar uma abordagem de sua vida e pensamento são algumas questões trabalhadas pelo autor, que recorre a duas reflexões hermenêuticas e metodológicas para respondê-las: “Sob quais pressupostos noéticos acontece historiografia?” e “Quais problemas específicos manifestam-se em Paulo?” O autor aponta também que é preciso levar em conta alguns critérios para apresentar uma abordagem adequada de Paulo em toda a sua complexidade. Um deles é a cronologia. “Uma abordagem da vida e do pensamento paulinos precisa ter uma estrutura cronológica, pois em Paulo é impossível separar pensamento e vida. Sendo que a proveniência, carreira e teologia se condicionam mutuamente”, afirma. Dividido em 23 capítulos, este título é rico em notas de referência, além de contar com vasta bibliografia, índice de autores e índice das passagens bíblicas e extrabíblicas, elementos que auxiliam o leitor na compreensão do tema proposto. Paulo – Vida e pensamento é excelente ferramenta de reflexão e colabora com o leitor interessado em se aprofundar nesta temática, tão importante e discutida nas áreas bíblica e teológica.

Resenhas na RBL: 28.06.2010

As seguintes resenhas foram recentemente publicadas pela Review of Biblical Literature:

Pasquale Basta
Abramo in Romani 4: L'analogia dell'agire divino nella ricerca esegetica di paolo
Reviewed by Ilaria Ramelli

Delbert Burkett
Rethinking the Gospel Sources, Volume 2: The Unity and Plurality of Q
Reviewed by Christopher W. Skinner

David J. Downs
The Offering of the Gentiles: Paul's Collection for Jerusalem in Its Chronological, Cultural, and Cultic Contexts
Reviewed by Sze-Kar Wan

Jörg Frey, Stefan Krauter, and Hermann Lichtenberger, eds.
Heil und Geschichte: Die Geschichtsbezogenheit des Heils und das Problem der Heilsgeschichte in der biblischen Tradition und in der theologischen Deutung
Reviewed by Christoph Stenschke

W. G. Lambert
Babylonian Oracle Questions
Reviewed by Frauke Weiershaeuser

Edgar V. McKnight
Jesus Christ Today: The Historical Shaping of Jesus for the Twenty-First Century
Reviewed by Roy W. Hoover

M. E. J. Richardson
A Comprehensive Grammar to Hammurabi's Stele
Reviewed by Russell Hobson

Anthony C. Thiselton
Hermeneutics: An Introduction
Reviewed by Ruben Zimmermann and Susanne Luther

Stephen H. Travis
Christ and the Judgement of God: The Limits of Divine Retribution in New Testament Thought
Reviewed by Christopher Chandler

Frank Ueberschaer
Weisheit aus der Begegnung: Bildung nach dem Buch Ben Sira
Reviewed by Ibolya Balla


>> Visite: Review of Biblical Literature Blog

Ciberteologia: revista online de Teologia e Cultura

Leio no site da Paulinas Editora sobre a revista Ciberteologia:

Ciberteologia é uma revista eletrônica de teologia e cultura. Sua missão é apurar cada vez mais o diálogo com as novas mídias na complexa missão da comunicação no mundo globalizado (...) Ciberteologia é uma revista bimestral que oferece ao público, a cada número, além de artigos científicos de pesquisadores desta e de áreas afins, excertos de nossos principais livros em forma de artigos e comentários. Além disso, o ciberleitor tem acesso a resenhas abalizadas sobre nossa produção teológica e cultural, bem como a uma agenda dos Eventos mais significativos, com espaço para Fórum e opiniões dos visitantes. Leitores que desejem publicar seus textos neste espaço teológico, entrem em contato conosco. A revista oferece também acesso on-line a seus números anteriores e a outras revistas e sítios semelhantes.

Iniciada em 2005, a revista está, em seu sexto ano, na edição nº 29, de maio/junho de 2010. Seu editor é o Professor Afonso Maria Ligorio Soares, da PUC-SP.

Clique aqui e acesse os links para todas as edições da revista.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Nos jogos lutamos contra nossas limitações, não contra nossos semelhantes

"Ao observar os olhares de todos os que assistem ao acender e apagar de uma chama olímpica, perceberemos muito de esperança. Esperança que jamais será concretizada na vitória de um ou outro atleta, até porque quase ninguém dos que estão em torno de um evento como esse se preocupa com indivíduos ou bandeiras, e, sim, com a humanidade.

Concreto é o sonho coletivo de melhora das condições de vida de todos que habitam o planeta. Diferentemente da lógica atual que a todos impõe uma postura individualista, em que se vê exclusivamente o próprio umbigo, abandonando tanto a solidariedade quanto o sacrifício de lutar por uma sociedade mais justa e racional.

Nos jogos lutamos contra nossas limitações e não contra nossos semelhantes. Quando assistimos um maratonista exausto lutar até o limite de suas forças para chegar ao final de prova mesmo que em último lugar, nos damos conta de que os valores humanos não morreram. Estão desvalorizados, é certo, porém nem por isso devem ser desprezados. Quando um ginasta erra por pouco e cai, deixando escapar lágrimas de frustração, ele nos dá mostras de que devemos acreditar até o fim, ainda que sejamos frágeis demais para enfrentar alguns obstáculos. A Olimpíada e a Copa do Mundo, nos dias de hoje, são um dos raros momentos em que podemos crer que o ser humano pode ser melhor do que aquilo que demonstra. E é com esse espírito que devemos tratá-los e aproveitar seus exemplos", escreveu Sócrates, no artigo De Porsche na Disneylândia, em CartaCapital - 14/06/2010 15:55:54

Leia Mais:
Futebol, entre as torcidas e a guerra resta a grande arte - Enio Squeff, em Carta Maior - 09/06/2010
A maior parte dos homens responsáveis pelas guerras, ou senhores dela digamos, têm como certo que o futebol é uma loucura alienante, até perigosa: prefeririam que seus homens e mulheres estivessem a fazer coisas mais sérias do que berrar ao gol da sua equipe. Melhor seria, quem sabe, que pegassem nas suas armas e saíssem a cumprir sua obrigação. Com muito melhores razões, é o mesmo que dizem certos homens de negócios: há uma infinidade de automóveis, de calças jeans ou mesmo de cervejas e de camisetas (inclusive da seleção), a serem fabricados no período dos 90 minutos de cada jogo - eliminem-se, portanto, as disposições em contrário.


A nova Era Dunga: o fim do besteirol esportivo - Leandro Fortes, em Brasília, eu vi - 24/06/20102 - 09h58
O estilo burlesco de se cobrir esporte no Brasil passou a ser uma regra, quando não uma doutrina, apoiado na tese de que, ao contrário das demais áreas de interesse humano, esporte é apenas uma brincadeira, no fim das contas. Pode ser, quando se fala de handebol, tênis de mesa e salto ornamental, mas não de futebol. O futebol, dentro e fora do país, mobiliza imensos contingentes populacionais e está baseado num fluxo de negócios que envolve, no todo, bilhões de reais. Ao lado de seu caráter lúdico, caminha uma identidade cultural que, no nosso caso, confunde-se com a própria identidade nacional, a ponto de somente ele, o futebol, em tempos de copa, conseguir agregar à sociedade brasileira um genuíno caráter patriótico. Basta ver os carros cobertos de bandeiras no capô e de bandeirolas nas janelas. É o momento em que mesmos os ricos, sempre tão envergonhados dos maus modos da brasilidade, passam a ostentar em seus carrões importados e caminhonetes motor 10.0 esse orgulho verde-e-amarelo de ocasião. Não é pouca coisa, portanto.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pinturas antigas de alguns apóstolos de Jesus

Arqueólogos acham pinturas mais antigas dos apóstolos de Jesus
Arqueólogos e restauradores de arte usando nova tecnologia a laser descobriram o que acreditam ser as pinturas mais antigas dos rostos dos apóstolos de Jesus Cristo. As imagens encontradas em um ramal das catacumbas de Santa Tecla, perto da Basílica de São Pedro, do lado de fora das muralhas da Roma antiga, foram pintadas no fim do século 4 ou início do século 5. Arqueólogos acreditam que essas imagens podem estar entre as que mais influenciaram os retratos feitos por artistas posteriores dos mais importantes entre os primeiros seguidores de Cristo. "São as primeiras imagens que conhecemos dos rostos desses quatro apóstolos", disse o professor Fabrizio Bisconti, diretor de arqueologia das catacumbas de Roma, que pertencem ao Vaticano e são administradas por ele. Os afrescos eram conhecidos, mas seus detalhes vieram à tona durante um projeto de restauração iniciado dois anos atrás e cujos resultados foram anunciados nesta terça-feira (22) em coletiva de imprensa. Os ícones de rosto inteiro incluem as faces de São Pedro, Santo André e São João, que fizeram parte dos 12 apóstolos de Jesus, e São Paulo, que se tornou apóstolo após a morte de Cristo.

Leia o texto completo. Com fotos.

Fonte: Notícias: IHU On-Line - 23/06/2010

Resenhas na RBL: 18.06.2010

As seguintes resenhas foram recentemente publicadas pela Review of Biblical Literature:

Alejandro F. Botta
The Aramaic and Egyptian Legal Traditions at Elephantine: An Egyptological Approach
Reviewed by Margaretha Folmer

Alejandro F. Botta and Pablo R. Andiñach, eds.
The Bible and the Hermeneutics of Liberation
Reviewed by Jonathan Draper

Paul F. Bradshaw
Reconstructing Early Christian Worship
Reviewed by Tony Costa

Fredrik Hägglund
Isaiah 53 in the Light of Homecoming after Exile
Reviewed by Ulrich Berges

Marlies Heinz and Marian H. Feldman, eds.
Representations of Political Power: Case Histories from Times of Change and Dissolving Order in the Ancient Near East
Reviewed by Paul Sanders

J. Gerald Janzen
At the Scent of Water: The Ground of Hope in the Book of Job
Reviewed by Suzanne Boorer

David Paul Parris
Reception Theory and Biblical Hermeneutics
Reviewed by Christopher Rowland

Giuseppe Pulcinelli
La morte di Gesù come espiazione: La concezione paolina
Reviewed by Giovanni Bazzana

Adam Winn
The Purpose of Mark's Gospel: An Early Christian Response to Roman Imperial Propaganda
Reviewed by Warren Carter

John W. Yates
The Spirit and Creation in Paul
Reviewed by James Miller


>> Visite: Review of Biblical Literature Blog

Guia para remoção de malware

O termo malware é proveniente do inglês malicious software. É um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações, confidenciais ou não.

Spyware Removal Guide

Updated Fri, 06/20/2010 - 09:46 - Atualizado em 20 de junho de 2010

This malware removal guide provides guidance on how to remove malware from your computer. Malware is a general name of any malicious software, including virus, trojan, worm, spyware, adware, keylogger, dialer and rootkit, that tries to damage a system, steal financial data, or perform other such malicious behaviour. Common symptoms of malware include popup ads on your desktop, programs you did not install appearing, redirection to particular pages when you open your browser, changes in system or browser settings such as your browser home page or general sluggishness. However, there is an increasing amount of malware which attempt to remain hidden on your computer. So even if you do not think you are infected this guide is useful to check that your computer is clean from virus and spyware.


Leia Mais:
Segurança
Lista de softwares de segurança
Como evitar vírus em pen drives?

Benjamim Carreira: 5 anos

Homenagem a Benjamim

Benjamim partiu na manhã de 23 de junho de 2005.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Brasil: país do futebol?

Futebol. A marca de uma identidade nacional?

Este é o tema de capa da edição 334 da revista IHU On-Line, publicada hoje, 21 de junho de 2010.

Diz o editorial:
"Em meio às emoções que envolvem a Copa do Mundo de Futebol [África do Sul, de 11 de junho a 11 de julho de 2010], a IHU On-Line propõe como tema de capa desta semana a importância do futebol na constituição da identidade nacional do povo brasileiro. Entrevistamos especialistas no tema, que discorrem sobre o significado do esporte mais venerado pelos brasileiros, bem como as principais transformações que o futebol tem sofrido ao longo de sua história. Participam do debate os antropólogos Arlei Damo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Simoni Lahud Guedes, professora na Universidade Federal Fluminense – UFF; Édison Gastaldo, professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; a socióloga Fátima Ferreira Antunes, do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de São Paulo; Ronaldo Helal, professor da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, e os jornalistas Ruy Castro, Nando Gross e Fabiano Baldasso. Um breve texto sobre o tema, que nos foi enviado pelo professor José Afonso de Oliveira, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, também é publicado".

As 9 entrevistas:
:: Arlei Damo: Futebol, um esporte agonístico
:: Édison Gastaldo: O futebol como um drama da vida social no Brasil
:: Fátima Ferreira Antunes: Brasil: país do futebol?
:: Nando Gross: “O Brasil não é tão poderoso quanto o futebol nacional”
:: Fabiano Baldasso: “Aqui, no Rio Grande do Sul, não existe amor pela seleção brasileira. Aqui se ama o Grêmio e se ama o Internacional”
:: Ronaldo Helal: “Jogadores excepcionais tendem a fazer jogadas brasileiras”
:: Ruy Castro: “Neste momento, não há ídolos no futebol brasileiro”
:: Simoni Lahud Guedes: Copa do Mundo: ritual quadrienal de nacionalidade
:: José Afonso de Oliveira: A pátria de chuteiras

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morreu o escritor José Saramago (1922-2010)

Última atualização: 21/06/2010 - 11h00

Ganhador do Nobel de Literatura de 1998, Saramago morreu nesta sexta-feira, 18 de junho de 2010, em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde morava com sua mulher, a espanhola Pilar del Río.

Na página da Fundação José Saramago, li:
Hoje, sexta-feira, 18 de Junho, José Saramago faleceu às 12.30 horas na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila - Fundação José Saramago: 18 de Junho de 2010.

Hoy viernes 18 de Junio, José Saramago ha fallecido a las 12:30 horas en su domicilio de Lanzarote, a los 87 años de edad, a consecuencia de un fallo multiorgánico después de una larga enfermedad. El escritor murió acompañado de su familia, despidiéndose de una forma serena y plácida - Fundación José Saramago: 18 de junio de 2010.


"É urgente voltar à filosofia e à reflexão"
É a melhor despedida que um escritor pode ter. Leitores e amigos de todos os cantos do mundo fazem suas homenagens, compartilhando a certeza de haverá sempre muito para ler e reler. E reler, como ensinou José Saramago, é uma das armas para enfrentar a presença e o avanço da barbárie no mundo. A melhor maneira de homenagear Saramago e honrar o seu legado é mantendo suas palavras vivas, circulando pelo mundo. É essa a homenagem que a Carta Maior quer prestar neste momento, dedicando o editorial desta semana à palavra e ao exemplo de vida deixado pelo escritor português (Editorial - Carta Maior: 18/06/2010)

:: José Saramago: El escritor que nunca se escondió - El País.com: 18/06/2010


:: Morre aos 87 anos o escritor português José Saramago - Folha.com: 18/06/2010

:: José Saramago (1922-2010) - Especial da Folha.com

:: O Caderno de Saramago segundo o Times

:: O blog vai iluminando o caminho do seu autor. É essa a sua virtude, diz Saramago

:: Veja todos os livros publicados por Saramago - Folha.com: 18/06/2010 - 11h10

:: Conheça livros de José Saramago (1922-2010) publicados no Brasil - Folha.com: 18/06/2010 - 9h44

:: Portugueses lamentam morte do "único Nobel" - Folha.com: 18/06/2010 - 12h55

:: As homenagens a Saramago no Portal - Luis Nassif Online: 18/06/2010 - 15:02


:: Saramago conseguiu a proeza de ser um grande romancista moderno - Leyla Perrone-Moisés - Especial para a Folha: 19/06/2010 - 06h49

:: E Saramago chorou - Notícias: IHU On-Line - 19/06/2010

:: Deus é o silêncio do Universo e o ser humano o grito que dá sentido a esse silêncio - Notícias: IHU On-Line - 21/06/2010

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aprenda a ler o Antigo Testamento com o Cássio

Aprenda a ler o Antigo Testamento: curso com Cássio Murilo Dias da Silva

:: Qual é o programa do curso?
As várias leituras do texto bíblico. O que se pode e o que não se pode perguntar ao texto bíblico. Fundamentalismo, oração, literatura, teologia. Estudo de textos selecionados.

:: Qual é o objetivo do curso?
Oferecer vários panoramas para superar o medo de ler o Antigo Testamento:
. o panorama histórico situará o texto bíblico em seu contexto
. o panorama literário mostrará que o texto bíblico é uma verdadeira obra-prima de literatura
. o panorama teológico ajudará o leitor a observar o conjunto da obra

:: Quando é o curso?
26 de junho de 2010 (sábado), das 8h00 às 17h00

:: Onde é o curso?
Auditório Edições Loyola
- Rua 1822, nº 341 - Ipiranga - CEP: 04216-000 - São Paulo - SP

:: Como e quando se inscrever no curso?
Pelo telefone 11 3385-8500. As vagas são limitadas. As inscrições vão até o dia 25 de junho

:: O que é preciso levar?
Bíblia e lápis de cor

:: Quanto custa o curso?
R$ 30,00. O valor inclui certificado, material de apoio, café e almoço

:: Quem pode fazer o curso?
Ministros da palavra em geral - padres, diáconos, religioso(a)s, catequistas, estudantes de teologia, agentes de pastoral, leigos e todas as pessoas interessadas no tema

:: Quem é Cássio Murilo Dias da Silva?
. Cássio Murilo Dias da Silva é Doutor em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma
. É professor de Metodologia Bíblica no Curso de Pós-Graduação em Estudos Bíblicos da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo
. Desenvolve pesquisas com enfoque na leitura da Bíblia como obra literária
. Cursou Teologia na FTCR - Faculdade de Teologia e Ciências Religiosas - da PUC-Campinas
. Fez Mestrado e Doutorado em Ciências Bíblicas no Bíblico, em Roma
. Foi professor de Bíblia na FTCR da PUC-Campinas
. Pertence ao grupo dos "Biblistas Mineiros", que escreve regularmente na revista Estudos Bíblicos da Vozes

:: Como saber mais sobre Cássio e suas publicações?
Lendo no Observatório Bíblico:
. Novo livro do Cássio: lançamento em 3 de setembro
. Loyola publica tese de doutorado de Cássio Murilo Dias da Silva
. Leia a Bíblia como literatura
. Cássio e Irineu fazem nova tradução da Bíblia


Fonte: Edições Loyola - Agenda de Cursos 



Atualização: 26.09.2010 - 16h00 
Faça o download de texto do Cássio sobre o AT

CBQ de abril 2010

Acabo de receber o número 2, de abril de 2010, do volume 72 da CBQ - the Catholic Biblical Quarterly. O segundo deste ano. Traz seis artigos:

. Joel S. Baden, The Morpho-Syntax of Genesis 12:1-3: Translation and Interpretation
. Jerome T. Walsh, The Organization of 2 Kings 3-11
. Joshua W. Jipp, Luke's Scriptural Suffering Messiah: A Search for Precedent, a Search for Identity
. Jeannine K. Brown, Creation's Renewal in the Gospel of John
. Sharon Lea Mattila, Jesus and the "Middle Peasants"? Problematizing a Social-Scientific Concept
. Colin Miller, The Imperial Cult in the Pauline Cities of Asia Minor and Greece

Este número traz, ainda, 58 resenhas de livros publicados recentemente.


Pelo menos 12 destas obras chamaram minha atenção por sua temática e foram assinaladas para leitura, pois tratam da História e da Arqueologia da Palestina, de Literatura Profética, das Origens do Judaísmo, do Livro de Jonas, do Jesus Histórico...

Resenhas na RBL: 09.06.2010

As seguintes resenhas foram recentemente publicadas pela Review of Biblical Literature:

James Allen Hewett
New Testament Greek: A Beginning and Intermediate Grammar
Reviewed by Francis Dalrymple-Hamilton

Amy-Jill Levine, ed.
A Feminist Companion to Patristic Literature
Reviewed by Judith Lieu

Joel Marcus
Mark 8-16: A New Translation with Introduction and Commentary
Reviewed by William Telford

Giulio Maspero
Trinity and Man: Gregory of Nyssa's Ad Ablabium
Reviewed by Mark DelCogliano

Denis Minns and Paul Parvis, eds.
Justin, Philosopher and Martyr: Apologies
Reviewed by Paul Foster

Benjamin E. Reynolds
The Apocalyptic Son of Man in the Gospel of John
Reviewed by William O. Walker Jr.

Elisabeth Schüssler Fiorenza
Democratizing Biblical Studies: Toward an Emancipatory Educational Space
Reviewed by Daniel Smith-Christopher

Andrew Steinmann
Daniel
Reviewed by Ian Young

John Fleter Tipei
The Laying on of Hands in the New Testament: Its Significance, Techniques, and Effects
Reviewed by Panayotis Coutsoumpos

Martin Vahrenhorst
Kultische Sprache in den Paulusbriefen
Reviewed by Christoph Stenschke


>> Visite: Review of Biblical Literature Blog

Resenhas na RBL: 04.06.2010

As seguintes resenhas foram recentemente publicadas pela Review of Biblical Literature:

Jan M. Bremmer, ed.
The Strange World of Human Sacrifice
Reviewed by David Frankfurter

A. Joseph Everson and Hyun Chul Paul Kim, eds.
The Desert Will Bloom: Poetic Visions in Isaiah
Reviewed by Uwe Becker

Pieter W. van der Horst and Judith H. Newman
Early Jewish Prayers in Greek
Reviewed by Judith Lieu

Karen L. King
The Secret Revelation of John
Reviewed by Douglas M. Parrott

Christina M. Kreinecker
Zeugen der Auferstehungsberichte
Reviewed by James M. Leonard

Elisa Estèvez Lòpez
Mediadoras de sanación: Encuentros entre Jesús y las mujeres: Una nueva mirada
Reviewed by Stephan Witetschek

Nathan MacDonald, Richard Bauckham, Daniel R. Driver, and Trevor A. Hart, eds.
The Epistle to the Hebrews and Christian Theology
Reviewed by John Dunnill

Shalom Paul
Isaiah 40-66: A Commentary [Hebrew]
Reviewed by Benjamin D. Sommer

Jeremy M. Schott
Christianity, Empire, and the Making of Religion in Late Antiquity
Reviewed by Todd Krulak

Lesleigh Cushing Stahlberg
Sustaining Fictions: Intertextuality, Midrash, Translation, and the Literary Afterlife of the Bible
Reviewed by Oda Wischmeyer


>> Visite: Review of Biblical Literature Blog

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Livro de Pagola sobre Jesus em português

PAGOLA, J. A. Jesus: aproximação histórica. Petrópolis: Vozes, 2010, 656 p. - ISBN: 9788532640178

Apresentação aqui.

Leia mais sobre este livro de José Antonio Pagola e as controvérsias que está provocando em:

Brigando por Cristo. Controvérsias sobre o livro de Pagola: Notícias: IHU On-Line - 17/03/2010. Não deixe de conferir os links no final do texto para entender melhor o caso.

Ferramentas para arquivos PDF

Best Free PDF Tools

Em Gizmo's Freeware Reviews - Updated: 06/06/2010 - 02:59

Israel unearths 3,500-year-old religious artifacts

Leia: Late Bronze Cultic Items Found Near Jokneam.

No blog BiblePlaces. De Todd Bolen.

Publicado em 07/06/2010

A espiritualidade da prosperidade e o neoliberalismo

Os ideais socialistas casavam muito bem com a teologia da libertação, assim como com a luta das comunidades eclesiais de base nas suas reivindicações fundamentais. Sem transformar-se em ideologia socialista, a espiritualidade da libertação alimentava e alimenta até hoje as pessoas que se envolvem com as práticas transformadoras da realidade na linha da emancipação e promoção dos pobres. E agora, que espiritualidade está a responder ao triunfo do neoliberalismo? Onde ele busca apoio espiritual para preencher o vazio que o puro consumismo e o materialismo deixam atrás de si? Muitas igrejas pentecostais e neopentecostais têm elaborado a espiritualidade da prosperidade e com isso mantido as pessoas nas redes do neoliberalismo, respaldadas por uma visão religiosa da realidade. Em que consiste tal espiritualidade? pergunta o teólogo João Batista Libanio em Adital de 04/06/2010, no artigo Espiritualidade de Prosperidade.

Leia Mais:
Evangélicos protestam contra a Teologia da Prosperidade
''A Teologia da Prosperidade e o neoliberalismo são irmãos siameses''. Entrevista especial com Gedeon Freire de Alencar - Notícias: IHU On-Line - 16/05/2010
Sociólogo analisa Igreja Universal

Wayback Machine: complemento para Firefox

Um complemento (add-on) para Firefox, que pode ser muito útil para quem precisa pesquisar na Internet material do passado que foi arquivado pela Wayback Machine.

Browse through over 150 billion web pages archived from 1996 to a few months ago.

Abelhas em Israel: descobertas antigas colmeias

Arqueólogos acham abelhas domésticas mais antigas do mundo

Em Tel Rehov, norte de Israel, no vale do rio Jordão. As colmeias devem ser do século X a.C. As abelhas foram trazidas da região da atual Turquia.

The charred remains of bees have been found within a honeycomb from the hives at Tel Rehov, Israel. Scientists say the bees had been imported from Turkey.

Fonte: Reinaldo José Lopes, na Folha.com: 08/06/2010 - 05h00

Leia Mais:
Evidence of Honeybees in Ancient Israel - Todd Bolen: BiblePlaces Blog - June 08, 2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Com Milton Nascimento na Casa de Portinari

Milton Nascimento visita Casa de Portinari em Brodowski
"O cantor Milton Nascimento vai buscar em Portinari a inspiração para uma canção. O compositor, que se apresentará nas aberturas de exposições do pintor no Rio de Janeiro e em Paris, visita o museu Casa de Portinari, em Brodowski, nesta quarta-feira (9), e encontra o filho do pintor, João Candido, fundador e coordenador do Projeto Portinari, no Rio de Janeiro (...) A aproximação de Milton Nascimento e Candido Portinari surgiu no final do ano passado, após o convite de João Candido para que o cantor se apresentasse durante as inaugurações das exposições dos painéis “Guerra e Paz”, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, em seguida, em Paris, previstas para o segundo semestre. Para fazer a escolha por Milton, João Candido viu uma identidade entre a trajetória pessoal e artística do cantor e a de seu pai, com uma temática diversificada, mas sempre emocionada e solidária ao drama e à poesia do ser humano. Ambos também são de origem humilde, do interior e os dois artistas alcançaram destaque nacional e internacional por meio de sua arte. Após o convite, Milton passou a conhecer ainda mais sobre a história do artista de Brodowski e logo se encantou com o que ouviu sobre a casa que foi lar de Portinari e sobre o carinho para com seus familiares deixado nas paredes em forma de pintura – destaque para a Capela da Nonna, pintada para a avó adoentada. Foi do cantor a ideia de conhecer o local. Logo no início da visita desta quarta-feira, o cantor irá ao Seminário Arquidiocesano Maria Imaculada, onde está uma tela de Portinari pouco conhecida, batizada de “Santa Cecília”, justamente a padroeira da música. Ali haverá também uma missa de sétimo dia em memória do pai de Milton, Josino Nascimento, falecido na semana passada".


Fonte: EPTV.com

Leia Mais:

Milton Nascimento: principal expoente da particularidade da música de Minas Gerais
Milton Nascimento

Portinari: Guerra e Paz no século XXI

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Judá e a transição do domínio persa para o grego

GRABBE, L. L.; LIPSCHITS, O. (eds.) Judah Between East and West: The Transition from Persian to Greek Rule (ca. 400-200 BCE). London: T & T Clark, 2011, 240 p. - ISBN 9780567046840

Este é o tema de um novo livro, programado para meados de 2011. Resultado de uma conferência realizada por estudiosos britânicos e israelenses na Universidade de Tel Aviv, Israel, o livro é uma coletânea de ensaios sobre o período de transição do domínio persa para o grego em Judá. Entre os temas tratados estão, por exemplo, a arqueologia de Maresha/Marisa, a identidade judaica, a helenização, a administração ptolomaica de Judá, a literatura bíblica e judaica do começo do período grego, as dimensões e o status de Jerusalém, os samaritanos durante a transição...

Vejo, entre os autores, os nomes de Israel Finkelstein, Lester L. Grabbe, Amos Kloner, Oded Lipschits, James K. Aitken, Aryeh Kasher, Menachem Mor, John Ray...

Judah Between East and West is a collection of essays by leading scholars in the field, presenting the main findings of a recent conference of British and Israeli scholars at held at Tel Aviv University. The contributions focus on the period of transition between Persian and Greek rule of Judah, ca. 400-200 BCE, though some of the essays are extended outside these time limits. The volume aims to explore this period in all its complexity, as far as the limitations of a single publication allows! Subjects covered include the archaeology of Maresha/Marisa, Jewish identity, Hellenization/Hellenism, Ptolemaic administration in Judah, biblical and Jewish literature of the early Greek period, the size and status of Jerusalem, the Samaritans in the transition period, and Greek foundations in Palestine.

Os organizadores da obra:
Lester L. Grabbe is Professor of Hebrew Bible and Early Judaism at the University of Hull, UK. Oded Lipschits is Associate Professor of Jewish History at Tel Aviv University, Israel.

Leia Mais:
Judá e os judaítas nos séculos VI-IV AEC

Evangélicos protestam contra a Teologia da Prosperidade

Evangélicos fazem protesto contra "igrejas capitalistas"
Com bandeiras e camisetas que diziam "Marcha pela ética evangélica brasileira. O $HOW tem que parar", cerca de 20 pessoas realizaram um protesto contra lideranças evangélicas durante a Marcha para Jesus. O alvo dos manifestantes era a teologia da prosperidade, professada por algumas das principais lideranças evangélicas do país, dentre elas a Renascer em Cristo. "O que estamos vendo é a proclamação de um evangelho monetário. E a Bíblia não é um veículo de lucro", disse Paulo Siqueira, idealizador do protesto. Teólogo e membro da Igreja do Evangelho Quadrangular, ele afirma que a maior parte das igrejas evangélicas no Brasil virou capitalista. "Não há lugares para os pobres dentro da igreja. A igreja se tornou um veículo de elitização. Falam de prosperidade, de troca monetária. Se você é pobre, oferte, dizime, e, enquanto isso, muitos pobres padecem no país", diz ele.

Fonte: Fernando Gallo, de São Paulo - Folha.com: 04/06/2010 - 09h47

Leia Mais:
A conservadora teologia da prosperidade

Novo livro de Lester Grabbe sobre o judaísmo

GRABBE, L. L. An Introduction to Second Temple Judaism: History and Religion of the Jews in the Time of Nehemiah, the Maccabees, Hillel, and Jesus. London: T & T, 2010, 176 p. - ISBN 9780567552488 (Paperback); 9780567051615 (Hardcover)

Este livro de Lester L. Grabbe é uma introdução ao judaísmo, da época persa (539 AEC) até a queda de Jerusalém (70 EC) e um pouco além. O estudo, entretanto, visa especialmente os séculos I AEC e I EC, mas precisa buscar o contexto mais amplo, voltando, por isso até a época persa. É uma introdução para estudantes e pessoas cultas interessadas neste tema, que é tratado de maneira bem mais ampliada por Lester L. Grabbe em seus quatro volumes sobre a história dos judeus e do judaísmo na época do Segundo Templo (A History of the Jews and Judaism in the Second Temple Period: I: 2006; II: 2008: III e IV: em preparação)

Publicação prevista para agosto de 2010.

Leia Mais:
Livro de Lester Grabbe sobre o Período Persa
Lester Grabbe: como escrever uma História de Israel?