terça-feira, 9 de março de 2010

O processo de migração do blog passo a passo

Algumas pessoas estão me perguntando como fiz a migração de meu blog do Blogger, este Observatório Bíblico, antes publicado via FTP para meu site, para um Domínio Personalizado [Custom Domain] em meu próprio provedor. Vou responder através deste post, pois isto servirá para todos.

O anúncio do Blogger e as razões técnicas para a migração estão no Blogger Buzz aqui: Important Note to FTP Users. O prazo final para a migração, que era 26 de março de 2010 [March 26, 2010], foi estendido para 1 de maio de 2010 [May 1, 2010], como se vê aqui: Migration deadline extended to May 1.

Observo: em cada post citado é importante ler os comentários [comments] para perceber as reações das pessoas envolvidas. Há de tudo: protestos, lamentos, pedidos de socorro, desespero, travamentos durante o processo, perda do blog, relatos dos casos bem sucedidos e as respostas do pessoal do Blogger, especialmente as de Rick Klau, no blog Blogger FTP Info, que será citado abaixo com link.

Quem deve migrar? Quem possui um blog publicado via FTP verá o anúncio em seu Painel de publicação do blog. No Painel do Observatório Bíblico li:
A publicação via FTP não estará mais disponível após 1 de Maio de 2010 - No momento, você possui blogs que são publicados via FTP. Você deve migrar os seus blogs para um novo URL de domínio personalizado ou para um URL de blogspot. Para saber mais, consulte a documentação de ajuda e o blog dedicado. E um link dizia: Iniciar migração agora. Quem não receber o aviso é porque não está nesta condição.

Para onde migrar? Posso migrar para um domínio personalizado em meu provedor, ou para o WordPress, também disponível em meu provedor, o Yahoo! ou para o blogspot do Blogger.

Como minha opção nunca fora pelo blogspot, ou ia para o WordPress ou para um Domínio Personalizado configurado em minha conta no Yahoo! Small Business, onde mantenho minha página e onde publicava o Observatório Bíblico em um subdiretório.

Os passos dados:

1. Primeiro li tudo que pude sobre o assunto em dois dias, no fim da semana passada:
. A opção de migração para o WordPress é tentadora: plataforma mais robusta do que o Blogger e muitos recursos. Mas, também, personalização mais complexa, e um aprendizado a partir do começo, pois nunca usei esta plataforma, embora lide razoavelmente bem com a linguagem php.
. Quem pensar em ir para o WordPress, algumas indicações boas podem ser lidas, na ajuda [help] do WordPress, no site do software, ou em seu provedor [se o tiver, como o Yahoo! tem], e em muitos outros lugares como em Migrate your Blog from Blogger to WordPress with all the Google Juice ou em Migrating from Blogger to WordPress ou ainda fazendo uma busca no Google com inúmeros resultados [bons, mais ou menos ou ruins] tanto em inglês quanto em português ou qualquer outra língua.
. Por enquanto, pelo menos, decidi ir para um Domínio Personalizado [Custom Domain], já que o Blogger disponibilizou uma Ferramenta de Migração de FTP [FTP Migration Tool] que funciona a partir daquele link que está no Painel do meu Blog: Iniciar Migração [Start Migration]. E decidi também manter, por enquanto, meu Modelo Clássico [Classic Template] que está bastante personalizado. É possível mudar depois para os novos Modelos.
. Quais leituras foram mais proveitosas?
- O Blogger FTP Info [The purpose of the blog is to provide information about the upcoming shut-down of FTP support on Blogger], especialmente o post Deprecating FTP [é importantíssimo ler as dezenas de comentários ao post, para saber o que dá certo e o que não dá] que começa assim: Update, 3/6/10: The Migration Tool is now live for all users; a walk-through of the tool is here
- A FAQ sobre a migração que está no mesmo blog citado acima [We will update this FAQ file for questions pertaining to the upcoming shut-down of FTP on Blogger]
- O Vídeo que deve ser visto umas duas vezes, pois explica passo a passo o processo de funcionamento da FTP Migration Tool - vi e anotei os passos a serem feitos.

2. Ontem fiz a migração. O processo foi o seguinte:
a. Escrevi um último post no Observatório Bíblico para saber se tudo estava funcionando. E aproveitei para deixar o novo endereço, com explicações em português e inglês: Novo endereço do Blog - This blog has moved - pois o post gerado automaticamente pelo sistema será só em inglês.
b. Cliquei em Iniciar Migração [Start Migration] no Painel do Blogger - todas as instruções, no meu caso, que é o de um blog publicado em português, estão na minha língua... O vídeo também está presente. Usei o IE 8, mas ele deu problema - resolvido com jeitinho -, travando uma das etapas lá pelo meio do processo, por isso acho que é melhor usar, se tiver, o Firefox 3.6 ou outro navegador [browser]
c. Entrei na página Migração do Observatório Bíblico [FTP Migration Dashboard]
d. Cliquei em Iniciar [Start] e cheguei ao Backup do Blog - Download Blog Backup. Fiz o backup do blog em formato xml para o meu computador. Se algo der errado, esta cópia poderá salvar o seu blog
e. Ao clicar em Continue, apareceu: Preparando o blog para migração
f. Em seguida, Publish to a new blog URL, onde escrevi http://blog.airtonjo.com e cliquei Continue [aqui há também a opção de ir para o blogspot]
g. Agora vou para a configuração do CNAME do Yahoo! Cada provedor tem um sistema [Each hosting service has slightly different ways to create a CNAME records], veja How do I create a CNAME record for my custom domain? e escolha o seu. Esta parte é a mais delicada se você publica seu blog via FTP em um subdiretório de seu site
h. No painel do Yahoo! vou para o Manage Advanced DNS Settings - Add Record e escrevo em Source : blog (.airtonjo.com já está lá) e em Destination: ghs.google.com. (não se esqueça do ponto final [period]. Se o seu sistema não permitir colocá-lo ele mesmo o fará. Se não conseguir fazer esta etapa, entre em contato com o suporte de seu provedor)
i. Voltei para o Blogger e aguardei cerca de 40 minutos para que aparecesse o Hospedado por Blogger [Hosted by Blogger] - aqui o IE 8 travou e a frase não aparecia... abri uma nova guia e a coisa funcionou! Se for preciso sair do navegador porque o processo parou, não há problema. Ao fazer o login e clicar novamente em Iniciar Migração, aparece um Retomando [Resume]. Quando apareceu no quadro o Hospedado pelo Blogger, cliquei em Continue
j. Apareceu: Parabéns! Agora, o seu blog está ativo no novo URL: http://blog.airtonjo.com/ - Marquei meu e-mail para que fosse avisado do final do processo, se necessário
k. Aí a ferramenta vai fazer o upload de todo o blog e aparece: Atualizando páginas do FTP [Start Update]. Esta foi a parte mais demorada: levou cerca de uma hora para atualizar 1977 posts do Observatório Bíblico. Acrescentou, nesta fase, o redirecionamento e um post que irá aparecer no antigo e no novo endereço: This blog has moved - This blog is now located at http://blog.airtonjo.com/. You will be automatically redirected in 30 seconds, or you may click here. For feed subscribers, please update your feed subscriptions to http://blog.airtonjo.com/feeds/posts/default.
l. Terminou a atualização com a mensagem Atualização Concluída! - Continue
m. Certify FTP redirect - o sistema faz a verificação de tudo e, se deu certo, dá a mensagem: Verification successful, blog migration is complete! E dá a opção: Concluir [Finish]. Isto durou segundos.
n. Apareceu novo quadro: Completed - You're all done! etc e cliquei a volta ao painel inicial - Back to FTP migration dashboard e apareceu: Migration Status: Complete.
o. Ao clicar em Concluir, deu: Concluído - Processo concluído. Continue postando no Blogger como você fazia antes, sem precisar aguardar a conclusão de uma republicação. Suas postagens serão exibidas imediatamente em http://blog.airtonjo.com/ e todos os arquivos e páginas de marcadores serão reconstruídas automaticamente.

Tendo terminado, faça um teste publicando algo, com texto, imagens, comentários e veja se tudo está funcionando mesmo.

Tudo foi redirecionado para o novo endereço menos os feeds. Nada foi perdido, aparentemente. Leia a Primeira postagem após a migração [First post since blog migration], onde também relato os "novos" pequenos problemas criados pela migração.

Se algo der errado e não souber como resolver, vá para a página da FAQ e coloque o problema para o Rick Klau ou leia no post FTP Migration Tool Released, no último comentário: Please direct general questions to the FAQ page, and specific problems with the migration tool to the issue tracker. More details about support for the FTP migration are here. Aqui estão os links que o levam para formulários onde questões específicas poderão ser colocadas.

O que NÃO se deve fazer: apagar o subdiretório antigo e em Manage Advanced DNS Settings mexer no que já está lá - apenas acrescente o que for necessário. Se alguma fase do processo demorar, aguarde e não passe para a atualização manual, porque depois a ferramenta de atualização não funcionará mais e toda a migração deverá ser feita manualmente, já que o seu sistema de publicação via FTP não estará mais acessível.

2 comentários:

airtonjo disse...

Pensando em ajudar os usuários de língua portuguesa, coloquei, em inglês e português, uma indicação desta postagem nos comentários da página da FAQ do Blogger FTP Info.

airtonjo disse...

O Known Issues for Blogger ainda não apresenta uma solução para o problema dos comentários. O contador continua flutuando. Dos 462 comentários - ou mais - do blog, só vejo 103 no contador, mas, ao publicar mais este, poderá mudar... em geral, para um número menor!

A discussão no forum foi enorme e só parou porque foi encerrada pelo Google: For the sake of housekeeping though we will close this thread down and point everyone to our Known Issues post, where you can get the very latest information and updates about the problem.. Se está com o mesmo problema, visite: Missing Comments and/or Comment Count Wrong

Vejamos...

Postar um comentário