segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Estatísticas de Posts e Comentários do Blog

Como mostrar o total de posts e comentários do seu Blogger Blog?

O código original está no blog Widgets for Blogger, no post Statistics Widget for Blogger, publicado por Manick em 6 de outubro de 2008.

O código [no IE clique aqui]

Este código, com pequenas variações, está, entretanto, espalhado pela web, tanto em inglês, como em português. Veja, por exemplo, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Ou faça, no Google, uma busca por function numberOfPosts(json) ou, ainda, por total number of posts total number of comments for blogger blog

Se você usa o modelo do Novo Blogger e publica seu blog no blogspot, o código que estou indicando está quase pronto:
. na quarta linha, mude Total Posts por Total de Posts, ou algo semelhante, de seu gosto
. na sétima linha, mude Total Comments por Total de Comentários
. no endereço do blog, quase no final, mude o yourblog de http://yourblog.blogspot.com/feeds/posts/default e de http://yourblog.blogspot.com/feeds/comments/default pelo nome de seu blog, como assessmyblog.

Mas o que ninguém explica direito é o seguinte: quem usa o Modelo Clássico do Blogger (Classic Template) e o publica usando FTP para seu próprio site tem que fazer uma mudança um pouco diferente no código.

No meu caso, por exemplo, como o meu blog é publicado através de FTP para http://www.airtonjo.com/blog/, fiz as 4 mudanças assim:

. na quarta linha, mudei Total Posts por Total de Posts
. na sétima linha, mudei Total Comments por Total de Comentários
. na linha onde está http://yourblog.blogspot.com/feeds/posts/default mudei este trecho do código para http://www.blogger.com/feeds/BLOGID/posts/default

Veja no post anterior: o BLOGID é o número que identifica seu blog e que aparece no final do endereço no navegador quando você vai criar um post, como, por exemplo, http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=196859631

. e onde está http://yourblog.blogspot.com/feeds/comments/default mudei para http://www.blogger.com/feeds/BLOGID/comments/default

O mesmo número do caso anterior. No primeiro caso, o script apresenta o número de posts publicados, enquanto que no segundo traz o número de comentários existentes. E vai mudando, automaticamente, na medida em que posts e comentários são publicados.

Depois de feitas as mudanças em um editor de texto, como o "Bloco de Notas", faça agora um backup do modelo de seu blog!

Em seguida, cole este código na sua coluna lateral (sidebar), onde você quiser que as estatísticas de posts e comentários apareçam e republique seu modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário