terça-feira, 9 de junho de 2009

Ecopicumã

Ecopicumã? Ecofuligem? Ecofumaça? Eco!

Eco, do grego ékhô, oûs 'ruído, som, eco', pelo latim echo, us, tem muitos significados, grande parte deles ligados ao som, como explica o Dicionário Eletrônico Houaiss da língua portuguesa, versão 1.0, dezembro de 2001, verbete "eco"

Mas, em terras e serras mineiras, sempre usávamos a palavra "eco", quando crianças, para manifestar nojo, repugnância, aversão, asco, antipatia... Enfim, rejeição diante de algo nojento, de origem, forma ou gosto ruim.

É esse eco "mineiro" que uso, quando sinto e vejo o "presente" que nos dão aqueles que queimam, por aqui, nestes dias, os canaviais nas proximidades das cidades, nos enchendo de fuligem, fumaça, ar ruim, doenças respiratórias, o escambau.

Até quando vamos continuar a entupir nossos pulmões com picumã? Picumã? Do tupi apeku'mã, 'fuligem'. Já viu uma chaminé com picumã? Pois é.

E toda essa fumaça de queimadas que envenena o ar da região de Ribeirão Preto deve ser para "comemorar" o Dia Mundial do Meio Ambiente 2009, celebrado em 5 de junho. Eco!

Para os interessados, acrescento que ecologia vem do francês écologie (1910) 'ecologia', empréstimo do alemão Ökologie, termo forjado, em 1866, por E. H. Haeckel (1834-1919, zoologista e biólogo alemão), do grego oîkos, on 'casa' + grego lógos, ou 'linguagem'. O empréstimo do francês ao alemão se deu provavelmente pelo inglês oecology (1873), segundo o já citado Dicionário Eletrônico Houaiss da língua portuguesa, versão 1.0, dezembro de 2001, verbete "ecologia". Portanto, de oîkos, 'casa' e não de eco!

Leia Mais:
Ambiente - Marcador/Label no Observatório Bíblico
Meio Ambiente/Environment - Sumário de todos os posts sobre o tema do Meio Ambiente no Observatório Bíblico
Ruralistas iniciam sua maior ofensiva contra leis ambientais - Maurício Thuswohl, em Carta Maior - 12/05/2009
Minc joga última cartada para defender leis ambientais - Maurício Thuswohl, em Carta Maior - 01/06/2009
Ecoeconomia. Uma resposta à crise ambiental? - Revista IHU On-Line: edição 295, de 01/06/2009
Agrotóxicos. Remédio ou veneno? Uma discussão - Revista IHU On-Line: edição 296, de 08/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário