segunda-feira, 6 de abril de 2009

Manuscritos do Mar Morto: bibliografia atualizada

Para os interessados nos Manuscritos do Mar Morto e/ou essênios, agora que o assunto voltou aos noticiários - veja aqui e aqui -, observo que atualizei a bibliografia no final de meu artigo Os Essênios: a Racionalização da Solidariedade. E aqui também.

Ainda é óbvio o que anotei em 23 de abril de 2007 aqui:
De repente, dei-me conta de que nossa bibliografia em português está defasada em cerca de 10 anos. Nossas editoras simplesmente pararam no tempo. Não traduziram nenhuma das grandes obras que saíram no final do século XX, quando eram comemorados os 50 anos da descoberta dos Manuscritos. Agora, já são 60 anos desde a descoberta e vejo um grande vazio bibliográfico em português nos últimos dez anos.

Com a soma de mais dois anos às datas acima, a coisa até piora... Pergunto: não há mercado no Brasil para este tipo de publicação? Quais seriam os motivos de nossa carência bibliográfica?

Ainda: minha bibliografia, de modo algum, pretende ser completa, é apenas uma seleção de livros que considero úteis. Há milhares de artigos e livros sobre os Manuscritos do Mar Morto, sobre Qumran e sobre os Essênios. Literalmente.

Bibliografia mais ampla? Veja The Orion Center for the Study of the Dead Sea Scrolls and Asssociated Literature.

5 comentários:

Reinaldo José Lopes disse...

Olá, professor Airton, tudo bem?

Acabo de estrear um blog sobre arqueologia no ScienceBlogs Brasil, chamado Chapéu, Chicote e Carbono-14, e gostaria muito que o senhor o conhecesse:

http://scienceblogs.com.br/carbono14/

Como não podia deixar de ser, coloquei um link para o Observatório Bíblico lá. Grande abraço!

samuel.Cardozo@hotmail.com disse...

O senhor conhece algum DVD sobre os manuscritos para indicar?

airtonjo disse...

Samuel,

Há edições eletrônicas sim. Veja as indicações em Manuscritos do Mar Morto e em Manuscritos do Mar Morto e Qumran. Só que o preço é salgado... Consta que, em breve (será?), os Manuscritos estarão disponíveis na Internet.

Um abraço

airtonjo disse...

Samuel,

Lembrei-me de outra referência: Dove Booksellers - Software. Aí você encontra textos dos Manuscritos no original e em tradução para o inglês, estudos etc. Mas se, eventualmente, você busca textos ou documentários em português em formato eletrônico, aí a coisa fica complicada. Não conheço. Acho que não existe. Só conheço tais referências em inglês e alemão. Na década de 90 vi um excelente documentário sobre Qumran e os Manuscritos do Mar Morto na TV Cultura de São Paulo. Se não me engano, fora produzido pela BBC ou outro canal europeu.

Abraço

airtonjo disse...

Reinaldo,

Já passei por lá e dei uma olhada. Blog incluído em meus feeds!

Sucesso!

Um abraço.
Airton

Postar um comentário