segunda-feira, 20 de abril de 2009

Como evitar vírus em pen drives?

Cada vez mais vejo meus alunos lutando com o problema da contaminação de seus pen drives por vírus ou outras pragas. Que não saem do dispositivo nem por decreto. Formatou? Sim, mas o bichinho voltou!

Na verdade não existe uma solução definitiva para o problema, que pode apenas ser contornado. Mas é preciso entender como a contaminação se dá e porque ela é persistente.

Como disse alguém no Fórum do PortableApps.com: se o seu pen drive vive de modo promíscuo, ele terá grandes chances de contrair uma doença computacionalmente transmissível. E de transmiti-la para vários computadores...

No dia 13/04/2009 eu li: "About your flash-drive: If it lives in promiscuous mode there's a good chance it will contract a computationally transmitted disease. The only way to go when security is a crucial factor is read-only mode or a bootable live-CD, you can not trust public computers".

Creio que, em primeiro lugar, há cuidados fundamentais que devem ser tomados com os computadores usados - no caso de ser o seu ou de algum colega, já que você não pode fazer isso em um computador público -, como: usar adequadamente o firewall, o antivírus, alguns programas anti-spyware, programas de limpeza de arquivos de todo tipo que ficam no computador após a navegação na Internet etc. Veja exemplos em Utilitários.

E no pen drive é altamente recomendável instalar navegadores seguros, como o Firefox atualizado e com complementos de segurança, como o Adblock Plus e o NoScript, por exemplo. Além de um antivírus portátil como o ClamWin. E não deixe de fazer backup do conteúdo de seu pen drive. Isso tudo é muito fácil com o uso de Aplicativos Portáteis - Portable Apps. Veja aqui e aqui.

E tem mais: não use pen drive falsificado, tem que ser original, senão nada vai durar muito. Mas como vou saber se um pen drive é original?

Para saber se um pen drive DataTraveler da Kingston, modelo e marca dos mais usados entre nós, é original, confira:
. Os pen drives DataTraveler vendidos no Brasil
. Discussão no Clube do Hardware: Identificando Pendrives Kingston DataTraveler falsificados

Agora, algumas soluções que vi na Internet e que podem contornar o problema. Confesso que não achei nenhuma muito satisfatória. Bem, aí vão as indicações. Mas aviso: não me responsabilizo pelo seu uso...

:: Uma indicação bem escrita de como desativar o AutoExecutar no Windows XP pode ser lida no blog InfoDicas, postada em 30 de março de 2008. Ele aponta como fazer isto através das "Diretivas de Grupo". Para o Vista há uma indicação nos comentários a esta postagem. É só procurar.

:: Outra sugestão, encontrada nos comentários à mesma postagem, diz que você pode:
1. criar no bloco de notas um arquivo qualquer
2. salvar como autorun.inf no pen drive
3. clicar no arquivo com o botão direito do mouse e em "propriedades" marcá-lo como "somente leitura".
E pronto: seu pen drive está protegido! Depois disso, se encontrar uma máquina já infectada, ao colocar um pen drive, vai simplesmente aparecer uma mensagem avisando que não pode ser criado o arquivo autorun.inf no pendrive.

Mas tem gente que diz que nada disso funciona. Nem as modificações nas "Diretivas de Grupo" e nem a criação de um "autorun.inf" neutro (explico: a contaminação e proliferação das pragas em pen drives acontecem, em geral, através do arquivo "autorun.inf", que fica oculto na raiz do dispositivo. E olhe: se a lixeira do Windows entrar nesse "rolo", a infecção já é bem mais grave e o tratamento muito mais difícil!)

:: Outra sugestão, ainda nos comentários da mesma postagem, vem da PUC-Rio que diz: se a solução de criar um arquivo autorun.inf não funcionar, siga outra, que implica em lidar com o Registro do Windows, coisa sabidamente delicada. Veja também a ideia original, em inglês, pois esta é uma sugestão do CERT. Esta é perigosa para quem não entende de Registro.

:: Outra solução está na Folha Online de 03/04/2009. É um texto do conhecido José Antônio Ramalho, gente do ramo. É a vacinação com o Panda USB and AutoRun Vaccine. Sei não! Se alguém quiser experimentar, corra o risco!

:: E, finalmente (ou melhor, por enquanto), encontrei alguns programas gratuitos que fazem as mudanças acima (ou outras) e foram recomendados em blogs, em inglês. Como:
. How To Protect USB Drive From Virus When Attached To Infected Computer - By Asad - October 30, 2008. Que sugere dois utilitários: o Thumbscrew e o USB Write Protector
. How To Protect Your Computer From USB AutoRun Virus - By Nakodari - March 28, 2009. Sugestão: usar o utilitário USB AntiAutorun


Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário