quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ivo Storniolo: 1944-2008

Só fiquei sabendo hoje, com mais de um mês de atraso: Ivo Storniolo, biblista, meu colega em Roma na década de 70, faleceu no dia 18 de setembro de 2008.

Ivo Storniolo nasceu em Ibitinga, SP, em 1944. Era Mestre em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Foi coordenador da tradução, revisor exegético e um dos tradutores de A Bíblia de Jerusalém em língua portuguesa e era membro da equipe dos tradutores-redatores da Bíblia Sagrada - Edição Pastoral.

Foi professor de Bíblia na Faculdade de Teologia N. S. da Assunção, no ITESP e na FTCR da PUC-Campinas.

Por vários anos redigiu os Roteiros Homiléticos da Revista Vida Pastoral, na qual colaborou como membro da Equipe de Redação durante décadas.

Publicou pela Paulus, entre outros, vários volumes da coleção Como ler a Bíblia. Foi também coordenador da coleção Amor e Psique, publicada pela mesma editora.

Leia mais sobre Ivo Storniolo aqui.

4 comentários:

Comissão disse...

Estimado Professor Ayrton. Boa noite!

Gostaria de convidá-lo a fazer uma visita ao nosso blog e postar um comentário.

www.umnovocristianismo.blogspot.com

Antecipadamente grato.

airtonjo disse...

Você já leu algum livro ou artigo de Ivo Storniolo?

Ivo Storniolo tratava a Bíblia com habilidade de refinado artista. Você já leu algum livro ou artigo de Ivo Storniolo, falecido em setembro deste ano? Vá para enquetes e responda. Vá à página da Paulus e digite na busca o nome deste grande biblista para conhecer seus muitos escritos. Se, por outro lado, quiser ver como Ivo irritava algumas pessoas, leia, por exemplo...

agonzaga disse...

Caro Airton,
Estou escrevendo um livro sobre a busca do sagrado, remetendo-me a vários mitos e religiões para justificar essa busca que é inerente a nós como humanos. Deparei-me com uma belíssima introdução escrita por Ivo Storniolo sobre os educadores da humanidade, no livro de Ysé Tardan Masquelier, sobre C.G.Jung. Gostaria de confirmar se o Ivo dessa introdução é o mesmo que foi seu colega, falecido em setembro de 2008. Você poderia me confirmar? Agradeço antecipadamente.

airtonjo disse...

agonzaga,

Embora não tenha conseguido uma confirmação direta, é quase certo que este é o Ivo Storniolo mesmo, de quem fui colega. Ele publicava pela Paulus, editora para a qual trabalhou por muitos anos, era junguiano - e conhecia muito de Jung! -, foi um dos diretores da coleção junguiana "Amor e Psique", da Paulus, além do que nunca ouvi falar de outro Ivo Storniolo por aqui. De qualquer maneira, no seu caso, se precisar de certeza absoluta por se tratar de um livro, o correto é confirmar com a Paulus. Um abraço.

Postar um comentário