terça-feira, 29 de julho de 2008

Quem escreveu os quatro evangelhos canônicos?

Evangelhos são obra de autores desconhecidos, dizem pesquisadores. Artigo de Reinaldo José Lopes no G1, publicado em 27/07/2008, às 14h59 e atualizado em 28/07/2008, às 13h52.

Recomendo como uma boa e rápida introdução para quem nunca ouviu dizer que até hoje não sabemos quem escreveu os quatro evangelhos canônicos.

Entretanto, quem já conhece o assunto deve ler livros sobre Métodos de Leitura da Bíblia e de Introdução ao Novo Testamento, além de visitar sites e blogs criados e mantidos por especialistas na área.

Quanto aos livros indicados nesta página, recomendo especialmente os dois do Cássio Murilo Dias da Silva, o de Wilhelm Egger e o de Uwe Wegner, todos em português.

Sites há muitos, mas quem lê inglês pode percorrer com proveito os links desta página, com especial atenção para E.N.T.E.R - Electronic New Testament Educational Resources, Resource Pages for Biblical Studies, Synoptic Gospels Primer, The Case Against Q, The Johannine Literature Web, The New Testament Gateway e The Synoptic Problem Home Page. Todos os links são comentados em português e inglês.

E há os biblioblogs que tratam do Novo Testamento. Recomendo clicar neste link, que levará a várias páginas e textos que tratam do Problema Sinótico, ou, em inglês, The Synoptic Problem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário