terça-feira, 8 de abril de 2008

O Deuteronomista e sua história de Israel

Telmo Figueiredo comunicou ontem, via e-mail, aos Biblistas Mineiros, que o nosso livro sobre a Obra Histórica Deuteronomista será lançado até o final de 2008, portanto, com certo atraso. Ele diz:

"A novela da publicação de nosso livro sobre o Deuteronomista vai se encaminhando ao seu final. Depois de muito refletir, e levando em conta as contribuições dos colegas, optamos pelo seguinte título para esse livro a ser publicado pela Editora Vozes de Petrópolis (RJ): O Deuteronomista e sua história de Israel: do êxodo ao exílio. Achamos que não poderíamos excluir a expressão “deuteronomista”, mesmo sendo esta muito questionada atualmente pela pesquisa bíblica, porém não surgiu nada melhor no horizonte, até o momento. Ao mesmo tempo, a versão do “deuteronomista” é uma entre outras, por isso, a escolha de “e sua história”, o possessivo ajuda a sublinhar essa variedade de visões sobre o passado de Israel. Identificando o tempo, “do êxodo ao exílio”, pretendemos tornar o título atraente a estudantes de Teologia a fim de facilitar a compreensão de qual época bíblica o livro se ocupa.

O Konings ficou encarregado de fazer uma “amarração” geral entre os diversos artigos que integrarão este livro, pois os mesmos foram redigidos, originalmente, para integrar uma revista. Em se tratando de livro a configuração final deve ser de capítulos e não artigos. Todo o material deveria chegar em suas mãos para ser realizada tal tarefa. Ainda não concluí uma verificação geral que estou fazendo desse material e de meu próprio capítulo. Assim que puder, irei remeter-lhe tudo para que se possa concluir a nossa preparação do livro e enviá-lo à Editora Vozes a fim de se proceder às várias etapas antes da publicação. Por esse motivo, a nossa obra não deverá ser publicada antes do final deste ano. Mas, a paciência da espera deverá ser compensadora devido ao resultado final, sem dúvida!"

Minha contribuição para o livro aparece em dois textos:
O Contexto da Obra Histórica Deuteronomista
Pequena bibliografia comentada sobre a Obra Histórica Deuteronomista

Nenhum comentário:

Postar um comentário