segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Fundamentalismo em debate

De uns dias para cá, um inflamado debate sobre o que é o fundamentalismo tomou conta de alguns biblioblogs. Um post de Jim West no dia 13 passado - What Is A Fundamentalist? - causou uma reação em cadeia... como se pode ver digitando no Deinde Biblioblogs Search a palavra fundamentalist.

Hoje li o post de Michael Pahl, What is a "fundamentalist"?, no The Stuff of Earth, que me agradou muitíssimo. Sem entrar na polêmica em curso, ele procura definir o fundamentalismo a partir de uma perspectiva epistemológica e histórica. Recomendo a leitura deste texto.

Em 7 de janeiro de 2006 escrevi sobre o assunto em Fundamentalismo: um desafio ecumênico. E no dia 3 de fevereiro de 2007 voltei a escrever sobre o tema em Fundamentalismo: um modo de estar no mundo. Quase dois anos depois do primeiro post, o desafio parece mais atual do que nunca.

Ontem vi a indicação de um livro que sairá sobre o tema, e que pode ser interessante: HARRIS, H. A. Fundamentalism and the Bible. London: Equinox Publishing, 2010, 256 p. - ISBN 9781845531522. Publicação prevista para setembro de 2010.

Já está indicado em + Novidades. Veja, na página da Equinox, a proposta do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário