sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Enquetes Biblicas - Biblical Polls

Estive trabalhando na elaboração de algumas enquetes/polls com temática bíblica. E aprendendo, com esta "séria brincadeira", um mínimo da linguagem PHP.

Visite a página inicial de meu site e clique nos links para as Enquetes Bíblicas - Biblical Polls. Tratam dos biblistas e de seu conhecimento das línguas bíblicas e modernas. Vote, seja você biblista ou não. Opine, há espaço para comentários. Pergunto:

:: Na sua opinião, quantos idiomas deveria um biblista dominar? - How many languages should a biblical scholar read?

:: Quantos idiomas você lê? - How many languages do you know?

:: Quais línguas você lê? - What languages do you read? - Che lingue leggi? - Welche Sprachen lesen Sie? - ¿Qué idiomas lee usted? - Quelles langues est-ce que vous lisez?

Bem, não sei se está aceitável - já peço desculpas antecipadas pelos quase inevitáveis erros -, mas tentei tratar do assunto das línguas de modo plurilingüístico. As questões estão em Português, Español, Italiano, Français, English e Deutsch [alemão]. E querem saber do conhecimento que se tem do hebraico, aramaico, grego, copta, sumério, acádico, ugarítico, latim, árabe, português, espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, neerlandês, polonês, japonês e outras...

Este é um assunto que já discutimos nos biblioblogs algumas vezes, como por exemplo, aqui - veja também, neste post, os comentários e os links. E que sempre volta. Por ser importante. Demais.

Uma observação necessária: dirigi meu olhar para a leitura, não para a fala ou o domínio mais completo das línguas, incluindo leitura, fala e escrita. É que penso, prioritariamente, nas possibilidades bibliográficas ampliadas pelo conhecimento de várias línguas modernas e na maior seriedade acadêmica que a leitura dos textos bíblicos e dos textos do Antigo Oriente Médio, em suas línguas originais, sempre trazem.

Atualização: 03.11.2007 - 10h05
Acrescentei um link para as Enquetes Bíblicas - Biblical Polls na coluna da direita do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário