sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Os rumos da Teologia hoje

A Teologia precisa “reinventar seu tradicional diálogo com as outras ciências em bases muito mais árduas”, afirma Afonso Maria Ligório Soares, Presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER).

Segundo ele, a Teologia sempre esteve em diálogo com a ciência do seu tempo, mas, para dialogar, é preciso ter claro o que é próprio de cada interlocutor. Um teólogo que não dialoga com a ciência de seu tempo nem teólogo é.

Em entrevista concedida à IHU On-Line, Afonso Maria Ligório Soares aponta para a necessidade de construir “uma teologia pluralista não confessionalmente cristã, mas transreligiosa, pluri-religiosa, macro-ecumênica ou inter-faith”.

Afonso Maria Ligório Soares é Mestre em Teologia Fundamental pela Universidade Gregoriana de Roma, Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Pós-Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Coordenador do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da mesma Universidade.

Confira a entrevista Para onde vamos? Os rumos da Teologia hoje, publicada pela IHU On-line, n. 237, 24 de setembro de 2007, p. 38-40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário