quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Livro de Lester Grabbe sobre o Período Persa


Este é o primeiro de 4 volumes previstos por Lester L. Grabbe para Uma História dos Judeus e do Judaísmo no Período do Segundo Templo. Este volume cobre a época persa, sendo que a edição em capa dura (hardcover) saiu em 2004, enquanto esta, em brochura (paperback), é de 2006.

Esta obra é a expansão de um estudo anteriormente publicado com o título de Judaism from Cyrus to Hadrian. 2 vols. Minneapolis: Fortress, 1992. Ela se tornou necessária, pois ocorreu, principalmente a partir de 1990, uma verdadeira explosão de publicações de livros e artigos sobre o Judaísmo do Segundo Templo. Quem estuda História de Israel ou qualquer área do Antigo Testamento sabe da enorme importância em se conhecer o chamado período pós-exílico, pois foi nas épocas persa e grega que a maioria dos textos da Bíblia Hebraica foi escrita.

Rasgados elogios a esta obra de Lester L. Grabbe foram feitos por John W. Betlyon, da Pennsylvania State University, USA, na resenha escrita para a CBQ de julho de 2007, p. 545-546.

John W. Betlyon conclui assim sua resenha:
Tendo escrito um trabalho que interessa a historiadores, biblistas, arqueólogos e a todos os estudiosos do Período Persa (ca. 550-331 AEC), Grabbe prestou um tremendo serviço ao reunir tantas fontes a novas idéias e possíveis interpretações deste período histórico. Embora o leitor possa não concordar com todas as conclusões de Grabbe, sua pesquisa e seu rigor são impecáveis.

Ora, a obra de 1992 já era muito boa. Portanto, é preciso ir à luta: ler esta também... e torcer para que saiam logo os outros volumes.

Leia mais sobre esta e outras obras de Lester L. Grabbe aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário