segunda-feira, 9 de julho de 2007

Dois estudos sobre o profeta Jeremias

Pois é. Continuo querendo aprender mais sobre o "véio Jeré", como costumo brincar, à moda caipira, quando falo, com meus alunos, de minha predileção pela profecia de Jeremias.

Por isso, acrescentei ontem mais dois livros sobre o grande profeta à bibliografia selecionada e comentada de minha página.

Um é o conhecido comentário, reeditado no ano passado, de um grande exegeta falecido em 2000, Robert P. Carroll. Obra em dois volumes. Robert P. Carroll foi professor de Bíblia Hebraica e Estudos Semíticos na Universidade de Glasgow, Escócia.

Outro é um estudo, também publicado em 2006, de um apaixonado estudioso do Antigo Testamento e da profecia de Jeremias, Walter Brueggemann, Professor Emérito de Antigo Testamento do Columbia Theological Seminary, Decatur, Georgia, Estados Unidos.

CARROLL, R. P. Jeremiah. 2 vols. Sheffield: Sheffield Phoenix Press, 2006. vol. I: 512 p. vol II: 384 p. ISBN 9781905048632

BRUEGGEMANN, W. Like Fire in the Bones: Listening for the Prophetic Word in Jeremiah. Minneapolis: Fortress, 2006, 272 p. ISBN 9780800635619

Onde Encontrar: Ayrton's Biblical Page > Bibliografia

Leia Mais:
Perguntas mais frequentes sobre o profeta Jeremias
Vale a pena ler os profetas hoje?

4 comentários:

Anônimo disse...

Este blogue é simplesmente fantástico! Quantas inspirações me proporciona!...

Sobre estudos bíblicos, a reflexão de Hector Avalos (apontada neste blogue em 07/07/2007) não é impertinente no todo, porém esta passagem o é absolutamente: "Similarly, the Bible has no intrinsic value or merit."

O apóstolo Paulo, comentando passagens do Pentateuco/Torá, qualifica o destinatário dessa Escritura: "Estas coisas lhes aconteceram para servir de exemplo e foram escritas para a nossa instrução, nós que fomos atingidos pelo fim dos tempos." (I Cor. 10:11 - Bíblia de Jerusalém).

A função da Escritura é, para esse apóstolo, instrutiva, destinada para público a quem o "fim dos tempos" já ocorrera. Portanto, grosso modo, a Escritura tem caráter específico e exige público especial, identificado noutras e nessa mesma epístola como "espiritual", em contraponto com o "natural/psíquico". A instrução, também, naturalmente, tem caráter "espiritual".

O livro de Jeremias também guarda mesma hierarquia/especialização com as passagens comentadas por Paulo? Para mim sim. Totalmente. Por quê? Bem, ao ler este tópico, recorri ao Jeremias, abriu-se-me o capítulo 50, e meus olhos pousaram nesta passagem:

"Naqueles dias, naquele tempo - oráculo de Iahweh - os filhos de Israel voltarão, (eles juntamente com os filhos de Judá), eles caminharão chorando e procurarão a Iahweh, seu Deus. Perguntarão por Sião, em direção a ela estará sua face: 'Vinde! Unamo-nos a Iahweh por uma aliança eterna, que não será esquecida!' Ovelhas perdidas era o meu povo." (Jeremias, 50:4-6parte).

Essa passagem me remete imediatamente ao Evangelho de Mateus, 15:24
"Jesus respondeu: 'Eu não fui enviado senão às ovelhas da casa de Israel'"

Outras considerações sobre Jesus, o Cristo, e Sião me apontam estas:

a)Romanos, 11:26-27
"e assim todo Israel será salvo, conforme está escrito: 'De Sião virá o libertador e afastará as impiedades de Jacó, e esta será minha aliança com eles, quando eu tirar seus pecados.'" (É passagem de Paulo!!!)

b) Hebreus, 12:22: "Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da Cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste, e de milhões de anjos reunidos em festa," (seqüência segue outros versículos relacionados)

c) Apocalipse, 14:1 "Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai."

***

Uma coisa chama outra, Sião a Jerusalém celeste, e assim outras e mais outras. Este tópico é sensacional! A Bíblia, não lida de todo por mim, é exercício de espanto infindável para mim!

Será que viajei muito na maionese?

Flávio T. Santos

Fernando disse...

Eu gostaria de saber se Jeremias ficou 14 anos sem profetizar!
Pois ouvi certo pregador afirmar que o profeta teria ficado 14 anos no banco!!
Meu email é: pbfernandoaraujo@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber toda a historia do profeta Jeremias.

airtonjo disse...

Amigos,

Sobre o profeta Jeremias, consultem, na Ayrton's Biblical Page, um texto fácil, em forma de perguntas e respostas: Perguntas mais frequentes sobre o profeta Jeremias. Com indicação bibliográfica no final, para quem desejar estudar mais.

Postar um comentário