quarta-feira, 30 de maio de 2007

Synoptic Problem Poll

Estive estudando hoje, com o Primeiro Ano de Teologia do CEARP, a Questão Sinótica - o "Synoptic Problem" do título. E, coincidentemente, Brandon Wason coloca em seu blog Novum Testamentum [Obs.: blog falecido: 22.03.2008] uma votação sobre a questão sinótica.

Visite, como recomenda Brandon, o Synoptic Problem Website, de Stephen C. Carlson. Neste site há um bom panorama das várias hipóteses da relação entre os evangelhos sinóticos.

Por que estamos estudando este assunto já no primeiro ano? Para exemplificar a aplicação da Crítica Literária - um dos aspectos do método histórico-crítico de leitura da Bíblia - ao Novo Testamento.

Para o Antigo Testamento o exemplo usado foi a formulação da teoria das fontes e/ou tradições do Pentateuco, desde seus inícios, passando pelo consenso wellhauseniano até a sua crise atual. Crise que foi deflagrada, em boa parte, pelo pioneirismo de Thomas L. Thompson, ao estudar os patriarcas, e pelos estudos fundamentais de John Van Seters, H. H. Schmid e Rolf Rendtorff. Leia sobre este assunto aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário