sexta-feira, 27 de abril de 2007

SOTER: carta aberta a Jon Sobrino

Carta Aberta a Jon Sobrino

"Fomos surpreendidos pela recente Notificação feita a Jon Sobrino, SJ, por causa de suas obras cristológicas e estranhamos a urgência do procedimento da análise do pensamento cristológico de Sobrino, conforme foi expresso na nota explicativa que acompanha a notificação, coincidindo com a proximidade da Conferência Geral de Aparecida, convocada para o próximo mês de maio.

Solidarizamo-nos com Sobrino neste momento de perplexidade e dor. Seus escritos cristológicos têm sido apreciados, não só pelo amor a Jesus Cristo e aos pobres do nosso continente latino-americano e caribenho que revelam, mas também pelo seu reconhecido e exemplar trabalho de percorrer um caminho metodológico que torna significativo para a nossa realidade o Evangelho de Jesus Cristo. Sobrino quer-nos mostrar que, partindo da leitura da plena humanidade de Jesus de Nazaré, abre-se o caminho para reconhecermos mais profundamente a dimensão divina do seu ser mais íntimo, que vem do Pai. Esse caminho o Filho de Deus o faz no escondimento, na humildade, na entrega de si e na morte solidária com o sofrimento do mundo, que se revela no sofrimento do pobre.

Registramos que diversas teses de doutorado sobre os escritos de Sobrino têm sido elaboradas em diferentes Universidades por todo o mundo e seu pensamento tem sido, de um modo geral, aceito nos meios acadêmicos como uma importante contribuição para o desenvolvimento da cristologia.

Lamentamos que uma compreensão de Jesus Cristo..." (cont.)

Atualização em 2010: o site da Soter sumiu com a carta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário