quarta-feira, 4 de abril de 2007

Como construir uma pirâmide

Circula na web, entre egiptólogos e curiosos, uma persistente discussão sobre "novas teorias" acerca da construção das pirâmides egípcias, mais especificamente, sobre como teria sido construída a Grande Pirâmide de Quéops.

Segundo alguns especialistas, estas teorias não são assim tão novas, mas esta pode ser uma boa oportunidade para se ler um pouco sobre o assunto.

No blog Egyptology News, Andie recomenda, no post Bob Brier on pyramid construction, o artigo do egiptólogo Bob Brier, How to Build a Pyramid, no site da revista Archaeology, publicação de respeito da AIA. Segundo Andie esta é a melhor síntese que ela conhece sobre novas e velhas teorias acerca das possibilidades de construção de pirâmides.

Quem não acompanhou a discussão, leia primeiro, por favor, a notícia abaixo, da BBC. Depois, faça uma visita à minha "História de Israel" e veja como a tecnologia nos ajuda a ver as pirâmides egipcias sob vários ângulos.

Francês diz ter 'chave do segredo de pirâmide' do Egito
O arquiteto francês Jean-Pierre Houdin afirmou ter encontrado a chave para desvendar os mistérios da construção da pirâmide de Quéops, a maior das pirâmides do Egito. Houdin diz que a construção de 4,5 mil anos, nos arredores do Cairo, foi executada com o auxílio de uma rampa interna para elevar os enormes blocos de pedra até os seus lugares. As outras teorias afirmam que os 3 milhões de pedras – cada uma com 2,5 toneladas – foram empurradas até os locais em que se encontram por cima de rampas externas (cont.) - Fonte: BBC Brasil: 31 de março, 2007.

Leia Mais:
História de Israel > Geografia > Egito [clique sobre a figura da pirâmide]
More about new theories of pyramid construction (Andie, em Egyptology News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário