sábado, 13 de janeiro de 2007

Buscas personalizadas que valem a pena

Hoje descobri algo muito interessante. Peço desculpas aos que já conhecem este recurso, na verdade antigo, mas para mim, a "descoberta da pólvora". E aqueles que ainda não experimentaram? Mãos à obra.

É sobre a barra de ferramentas Google e a adição de botões de busca personalizados à supradita barra, o que facilita muito a pesquisa.

Vá até a caixa de busca interna de um site que você costuma consultar com freqüência, usando o IE (não vi o recurso na barra Google para o Firefox, que também uso). Clique com o botão direito do mouse sobre a caixa de busca e aparecerá um menu que tem a opção "Gerar pesquisa personalizada". Clicando sobre esta opção, aparece o "Gerador do botão personalizado". Faça sua escolha de título e descrição do site e veja que a busca será uma busca interna deste site escolhido. Clique em "Adicionar" e um botão com o site aparecerá na barra de ferramentas do Google. E também na caixa de pesquisas da barra do Google.

Faça isto com quantos sites desejar. A busca fica ao alcance de um toque.

Acabei de experimentar com a página de busca do biblioblog Deinde, citada no post anterior, e fiquei satisfeito com o que vi. Agora um botão representa o Deinde e, clicando sobre ele, abre-se instantaneamente a página Biblical Studies Search, com as suas caixas de busca Deinde Biblical Studies Search, Deinde Biblioblog Search e Biblical Studies Journal Search.

Nesta personalização usei o Internet Explorer 7.0.5730.11 e a Google Toolbar em português, versão 4.0.1601.3576. O SO é o Windows XP Pro SP2. Claro, você pode escolher a língua da Google Toolbar conforme seu país, língua, navegador, sistema operacional...

Um comentário:

flloress disse...

ótimo post, tem um site de busca que eu conheci bem nesse tipo mas é para pesquisa de nome de pessoas http://pesquisanomedepessoas.log7.net/

Postar um comentário