sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Apocalypse now ou daqui a pouco?

Folha Online: 08/09/2006 - 17h17

Civilização surgiu após mudanças climáticas ocorridas há mais de 4 mil anos

Da France Presse, em Londres

As civilizações humanas nasceram em decorrência de grandes mudanças climáticas ocorridas entre 4 mil e 6 mil anos atrás, afirmou um pesquisador britânico especializado em meio ambiente. "A civilização não apareceu como resultado de um ambiente favorável", afirmou Nick Brooks durante o Festival da Ciência de Norwich (leste da Inglaterra)...


Bem, quanto à desertificação do Saara, que era tão fértil quanto uma Amazônia, eu já sabia. O vale do Nilo, antes totalmente inabitável, porque pantanoso, tornou-se o habitat de populações que fugiram da tal desertificação. Mas, a que preço? Quantas vidas humanas isto custou? Quem sobreviveu?

Leia a notícia completa e sorria, pois isto nos dá alguma esperança de sobrevivência face ao apocalipse que estamos criando com a destruição do planeta! Em minha cidade, eu ponho o nariz lá fora e sinto o cheiro da fumaça das dezenas de queimadas diárias da cana. E me retraio depressa, porque a fuligem está caindo em minha cabeça! Os pulmões dos seres vivos desta região devem estar cheios de picumã... Lembra-se da picumã das velhas chaminés?


Assim, muitas dúvidas permanecem. Podemos sobreviver, mas a que preço? Quem vai sobreviver? Imaginação de ficção científica? Dez anos atrás, era. Agora, não mais.


Leia Mais:
Especial - Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário