sábado, 1 de abril de 2006

O que nos oferece desta vez Van Seters?

The Edited Bible

The Edited Bible
The Curious History of the "Editor" in Biblical Criticism
EIS - Eisenbrauns
by John Van Seters
Eisenbrauns, 2006
xvi + 428 pages, English
Cloth
ISBN: 1575061120



Sobre John Van Seters, leia mais na Ayrton's Biblical Page em O Pentateuco e em A História de Israel no Debate Atual (item 2: Van Seters Reinventa o Javista)

2 comentários:

Lucas Corrêa disse...

Gostaria de saber se há alguma contribuição do Van Seters para as teorias da origem do Pentateuco. Sei que quando ele despontou nesse cenário, a hipotese documentária de Julius Wellhauser já estava em declinio, e já não era mais concenso entre os biblicistas.

airtonjo disse...

Lucas, os mais importantes estudos de Van Seters são exatamente sobre a origem, datação e características do Pentateuco.

Veja o que ele propõe, olhando os textos indicados pelos links no final do post: A História de Israel no debate atual - item 2: Van Seters reinventa o Javista - e a apresentação de um interessante livro dele em O Pentateuco.

Ainda: vá até a revista The Bible and Interpretation e, na busca, digite "van seters" para acessar vários artigos que discutem suas propostas.

O fato é que temos pouca coisa em português, como sempre. Mas há o livro do Ska, Introdução à leitura do Pentateuco, que mostra também as pesquisas mais atuais, ou quase, até por volta de 2000. Este é o livro que costumo indicar para meus alunos do Primeiro Ano de Teologia, na disciplina "Pentateuco".

Postar um comentário