quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Enoch and Qumran Origins: 47 pesquisadores debatem o tema

BOCCACCINI, Gabriele (ed.) Enoch and Qumran Origins: New Light on a Forgotten Connection. Grand Rapids: Eerdmans, 2005, xviii + 472 p.

Henoc e as origens de Qumran: nova luz sobre uma conexão esquecida é o resultado do segundo seminário sobre a literatura henóquica, The Enoch Seminar. Este é o primeiro e mais completo exame das complexas e esquecidas relações existentes entre a comunidade de Qumran e o grupo judaico que produziu a literatura pseudepígrafa de Henoc. Este livro conta com a colaboração de 47 pesquisadores de 11 países. Os ensaístas demonstram que as raízes da comunidade de Qumran devem ser buscadas na tradição do grupo henóquico muito mais do que no sacerdócio de Jerusalém.

A introdução é de Gabriele Boccaccini e a conclusão de James Charlesworth.


As cinco partes do livro examinam, sob diferentes ângulos, as hipóteses de 5 eminentes pesquisadores da área: John J. Collins (Dream Visions and Daniel), James C. VanderKam (Enoch and Jubilees), George W. E. Nickelsburg (The Apocalypses of Weeks), Florentino García Martínez (The Groningen Hypothesis Revisited) e Gabriele Boccaccini (The Enochic-Essene Hypothesis Revisited). No final de cada parte o autor da respectiva hipótese responde às questões levantadas.

O que dizer de um livro onde estão reunidos os especialistas mais conceituados da área? Que o livro representa o "state of-the-art" e, ao mesmo tempo, "first-class research at its best"...

Onde Encontrar: Ayrton's Biblical Page > Novidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário