segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Resenha de Croatto sobre o livro dos Biblistas Mineiros

Acho que andei meio distraído, mas só hoje é que li a resenha feita por J. Severino Croatto, o saudoso exegeta argentino, sobre o livro publicado pelos Biblistas Mineiros em 2003, História de Israel e as pesquisas mais recentes... Resenha bastante positiva, elogiosa até, em muitos aspectos.

Sobre o livro diz Croatto:

Este livro, tendo como enfoque a problemática do histórico em seus diferentes sentidos, oferece um panorama tanto expositivo, quanto crítico do que os livros bíblicos “dizem” e do que a ciência bíblica investiga.

Sobre o meu capítulo, leio:

Um ensaio sumamente útil para o leitor é o de Airton José da Silva (cap. 3) sobre “A história de Israel na pesquisa atual” (p. 43-87). Os pontos essenciais da problemática histórica: patriarcas, história javista, diferença entre Canaã e Israel, existência de um império davídico-salomônico ou do exílio babilônico, assim como a questão do “Israel” das origens, são tratados de forma muito sintética, mas clara. É excelente a referência aos mais recentes autores que estão discutindo estes assuntos, e valiosa a bibliografia utilizada, que, aliás, inclui dados informativos. Realmente, uma síntese inteligente do tema, tal como está sendo debatido nos círculos acadêmicos.

A resenha está publicada, em português e espanhol, no site do Frei Jacir, organizador do livro. Leia mais sobre a resenha, sobre o livro, sobre J. Severino Croatto, falecido em 2004, visite o site de Jacir de Freitas Faria, Bíblia e Apócrifos.

Onde Encontrar: Ayrton's Biblical Page >
Publicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário