quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Einstein no CERN dia 01/12/2005: acompanhe pela Internet

O Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), sediado em Genebra, Suíça, e o Comitê Internacional para o Ano Mundial da Física farão amanhã, 01/12/2005, doze horas de palestras sobre física. Participam grandes expoentes da física mundial, como Stephen Hawking, Murray Gell-Mann, Carlo Rubbia, Paul Davies, David Gross, Tim Berner Lee e muitos outros. Vários deles ganharam o Prêmio Nobel.

O objetivo do evento é debater a física a partir e para além de Einstein, pois neste ano - declarado como o Ano Mundial da Física - comemorou-se no mundo todo o centenário do miraculoso ano de Einstein. Com efeito, foi em 1905 que o jovem físico desenvolveu três de seus mais importantes artigos, apresentando a teoria da relatividade especial, o conceito dos quanta de luz e hipóteses sobre a movimentação das moléculas. O evento, realizado na sede do CERN, será transmitido ao vivo pela Internet. Depois disso, pelo menos parcialmente, o evento permanece gravado neste endereço e à disposição dos interessados.

Leia mais:
Beyond Einstein: World Wide Webcast
Maratona de 12h de palestras celebra ano mundial da física
Páginas sobre Einstein

Um comentário:

informadordeopiniao disse...

Professor Airton,

o senhor achará, pelo interesse nas obras de Paul Davies, deveras interessante este artigo de John Polkinghorne, físico de partículas e padre anglicano aposentado:
http://www.ultimato.com.br/?pg=show_conteudo&util=1&categoria=5&registro=1084

Ele foi um dos maiores divulgadores populares da física quântica no mundo e trabalhara com diversos dos maiores físicos.

No Brasil, tem 3 livros pela Loyola: "Um cientista lê a Bíblia - meditações para a quaresma", "Além da Ciência" e "Explorando a realidade: o entrelaçamento entre ciência e religião".

Postar um comentário